Governador pede Garantia da Lei e da Ordem para região Sul

O governador Jaques Wagner oficializou, na tarde da última terça-feira (11/2), um pedido ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para aplicação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nas regiões do sul da Bahia, onde há conflitos de terras entre índios e fazendeiros. Prevista na Constituição Federal, a GLO é utilizada quando situações que fogem do controle colocam em risco a segurança da população.

A garantia é direcionada, especificamente, para os municípios de Una e Buerarema, segundo a Secretaria de Comunicação do Governo (Secom). Antes de fazer o pedido ao ministro, o governador já tinha tratado da questão com a própria presidenta Dilma Rousseff.

“Repudio qualquer tentativa das partes de fazer justiça com as próprias mãos. O Brasil é uma democracia consolidada. As soluções surgirão via Judiciário e após muita negociação”, disse o governador.

Se acatado o pedido da GLO, as tropas das Forças Armadas assumem a segurança nos municípios e passam a ter poder de polícia.

Disputa

Os conflitos por terra na região são antigos e foram agravados depois que o presidente do assentamento Ypiranga foi assassinado na última segunda-feira (10) e a mulher ferida. Por conta da morte, os índios fecharam os dois sentidos da BR-101, no trecho de Buerarema.

Da Redação
*Colaborou Secom/BA