Presidente da França dialoga com empresas de tecnologia dos EUA

O presidente da França, Francois Hollande, dialoga nesta quarta-feira (12) com os diretores de grandes empresas de informática informáticas como encerramento de uma visita de três dias que realiza em Estados Unidos.

O presidente europeu se reunirá na cidade de São Francisco, Califórnia, com os diretores das empresas do Vale do Silício: Google, Facebook, Twitter e Mozilla Foundation.

Segundo afirmou ontem o presidente estadunidense, Barack Obama, a escala de Hollande nessa cidade demonstra o "compromisso a favor de novas colaborações científicas e tecnológicas" entre os dois países.

Mas meios de imprensa especulam que um dos pontos a serem tratados com os gigantes da Internet será a espionagem em massa a cargo da Agência de Segurança Nacional (NSA), envolvida em uma polêmica global logo que Edward Snowden revelou, no ano passado, detalhes sobre essas operações.

Documentos vazados pelo jovem, refugiado na Rússia, confirmaram que os Estados Unidos monitoram as comunicações telefônicas e digitais internamente, e também os governos, empresas e cidadãos de 35 países sob o pretexto de combater o terrorismo e cuidar de sua segurança nacional.

O escândalo deixou em apuros a administração Obama, que tenta justificar suas ações contra aliados como Espanha, França, Alemanha, México e Reino Unido.

Hollande chegou aos Estados Unidos na segunda-feira passada e visitou na Virginia a antiga residência do ex-presidente Thomas Jefferson, que também foi embaixador na França entre 1785 e 1789.

Obama ofereceu ontem uma recepção de honra na Casa Branca, depois os presidentes se reuniram, realizaram uma conferência de imprensa conjunta e posteriormente um jantar.

Fonte: Prensa Latina