Ministra lança campanha contra exploração sexual no carnaval  

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), lançou nesta quinta-feira (13), em Brasília, a Campanha de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes durante o carnaval. Promovida em parceria com o Ministério do Turismo, a solenidade de lançamento da campanha aconteceu no Terminal Interestadual Rodoviário da cidade. 

Crianças Negras (Arquivo RBA)

Com foco nos pontos de grande circulação de pessoas – como portos, aeroportos, rodoviárias, hotéis e nos próprios circuitos de carnaval (sambódromos, blocos e camarotes) -, a campanha consiste na distribuição de materiais informativos com intuito de conscientizar a população sobre a necessidade de estar atento, prevenir e denunciar possíveis violações aos direitos de crianças e adolescentes.

Além do abuso e exploração sexual, os organizadores pretendem alertar para outros tipos de violência, como o trabalho infantil.

Com a chamada "Proteja Brasil", a campanha estará presente em festas carnavalescas de todo o país, com maior mobilização em cinco centros carnavalescos do país: Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS), além de Brasília (DF).

Representada por um trio de "macaquinhos", que estimula a proteção e a denúncia de crimes contra crianças e adolescentes, a campanha já se tornou tradicional. Para o Carnaval especificamente, as personagens ganharam fantasias alusivas ao período.

Nos últimos três anos (2011-2013), a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, da SDH, responsável pelo Disque 100, recebeu 336,2 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes. O Disque 100 atende também a denúncias de violações de direitos de pessoas idosas, pessoas com deficiência, LGBT, pessoas em situação de rua e outros segmentos vulneráveis, como quilombolas, ciganos, índios e pessoas em privação de liberdade.

Da Redação em Brasília
Com informações da SDH