80 anos: Evaldo Lima parabeniza figura tradicional do Benfica

O vereador do PCdoB, Evaldo Lima, apresentou requerimento na Câmara Municipal solicitando que sejam enviados votos de congratulações ao Seu Nonato, figura tradicional do Benfica, pelo seu aniversário de 80 anos comemorado no último dia 7 de fevereiro.

Raimundo Nonato de Oliveira, conhecido simplesmente como Seu Nonato, é um comerciante querido e respeitado por toda a comunidade da Gentilândia, coração do bairro Benfica. Ele é dono de um bar que funciona desde 1960, há 54 anos na Rua Padre Francisco Pinto, 366 – sendo um dos estabelecimentos mais antigos no seu gênero ainda em funcionamento na cidade de Fortaleza.

Seu Nonato veio do Piauí em 1957, como muitos que adotaram Fortaleza como depositário de seus sonhos e aqui fincou raízes, trabalhou duro até conquistar o seu próprio espaço, construiu família e se tornou umas das personagens folclóricas da boemia universitária do Bairro Benfica.

Hoje, ao lado do filho Enéas Murta, Seu Nonato continua abrindo o bar cotidianamente, faça chuva ou faça sol, das 7h da manhã às 7h da noite, sendo o seu bar espaço privilegiado de debates para gentes de todas as origens e extratos sociais, sejam operários em busca de uma dose e dois dedos prosa ao fim de um longo dia de trabalho, funcionários públicos, professores ou estudantes sempre discutindo os últimas temas da política local e ouvindo música de qualidade.

Em sua justificativa para a proposta, Evaldo Lima lembra a relação do Bar do Seu Nonato com o futebol. “Pelas portas duplas com gosto de casa antiga do Bar do Seu Nonato passaram gerações de torcedores a caminho do Estádio Municipal Presidente Vargas para assistir grandes clássicos do futebol cearense em seus anos áureos”.

Segundo o vereador comunista, “ao pé do balcão do Bar do Seu Nonato jovens estudantes e militantes dos mais diversos grupos políticos que sonhavam com um Brasil mais justo e igualitário trocavam ideias ou buscavam refúgio através de uma pequena porta nos fundos, quando a repressão política tentava sufocar as suas vozes nos tempos difíceis da Ditadura Militar. Seu Nonato colocou em risco muitas vezes a sua própria segurança para ajudá-los”.

O requerimento apresentado pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara destaca ainda relevância de Seu Nonato e seu bar como referências para a cidade. “O Bar do Seu Nonato é local de afeto e memória que deve ser preservada, a história do Bar do Seu Nonato se confunde com a história de Fortaleza no tradicional Bairro Benfica”, conclui.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)