Em Bogotá, 9 em cada 10 pessoas sofrem de contaminação por chumbo

Nove em cada dez bogotanos apresenta algum grau de contaminação por chumbo em seus tecidos, segundo um estudo realizado pela Universidade Nacional mediante biomarcadores para metais pesados.

De acordo com os resultados da investigação, mais do 90% dos 400 citadinos submetidos a análises, em uma faixa populacional de três a 91 anos, é vítima dessa contaminação. Com dotorado em Saúde Pública nesse centro docente, o professor Luis Hernández revelou que a presença de mercúrio detectada no cabelo foi de 98,7%, 80,8% no sangue e 40,6% na urina e em relação ao chumbo no sangue foi apontado 93,9%.
 
Três das pessoas usadas no estudo apresentaram concentrações de mercúrio superiores aos valores referenciais do Instituto Nacional de Saúde (12,6%) em comparação com os da Organização Mundial da Saúde, revelou.
 
No seu julgamento, o nível de contaminação detectado é preocupante, tendo-se em conta que a concentração de metais pesados no organismo pode afetar o sistema nervoso e originar transtornos psicológicos, paralisias e tremores.
 
Nos meninos, detalhou, pode provocar problemas no peso e no tamanho e afetar o processo de aprendizagem. Além de sua toxicidade, essa concentração tem efeitos acumulativos no organismo.
 
O estudo foi realizado conjuntamente com as autoridades sanitárias da capital colombiana.
 
Fonte: Prensa Latina