PCdoB-CE debate projeto eleitoral e ações dos movimentos sociais

O final de semana foi movimentado para os comunistas cearenses. A Caravana Vermelha e o Fórum Estadual dos Movimentos Sociais reuniram, no último sábado (15/02), representantes do Partido da Região Metropolitana de Fortaleza e dos movimentos sociais para debater as ações para este ano.

Pela manhã, a Caravana Vermelha reuniu, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, representantes de diversos municípios para discutir e apresentar às coordenações regionais as resoluções do 13º Congresso do Partido, iniciar as discussões acerca do projeto eleitoral comunista para 2014, além da defesa e do fortalecimento da democracia, com a ampliação do debate de ideias e a contribuição na organização do povo em favor das mudanças que o Brasil precisa.

Luis Carlos Paes, presidente estadual do PCdoB-CE, destacou na abertura do encontro que este ano será de grande batalha para os movimentos sociais. “Em nossa atuação cotidiana, teremos o dever de discutir e aprofundar o debate sobre as reivindicações e lutas do povo, ações importantes que precisam ser valorizadas. Para isto, precisamos de um Partido forte, revolucionário, que fomente estes debates e ajude nas lutas populares”, enfatizou.

O dirigente reforçou que, além do aprofundamento das lutas populares, os comunistas deverão também focar em derrotar o intento da direita de querer dividir a base de apoio ao governo Dilma e ratificar a importância do projeto de reformas: política, urbana, tributária, agrária, democratização da comunicação, dentre outras. “Garantindo-as, as reformas irão ajudar o Brasil a entrar numa nova etapa de desenvolvimento, com redução das desigualdades sociais e conquistas para o povo”.

Segundo Paes, “a batalha política deste ano está ligada a todas essas questões”. “Precisamos garantir a mobilização dos movimentos sociais para avançar com nosso projeto eleitoral. Queremos tentar fazer destas eleições um processo de amplo debate político, onde discutamos em que medidas podemos ajudar o Brasil a se desenvolver ainda mais”.

Durante sua intervenção, o presidente estadual do PCdoB ratificou o projeto político eleitoral do Partido para as próximas eleições. “Neste processo de acumulação de forças, o objetivo é ampliar nossa representação no parlamento. Deveremos lançar candidato ao governo do Maranhão e, no Ceará, manter o mandato de Inácio Arruda no Senado. Além disso, iremos defender a reeleição dos dois deputados federais, Chico Lopes e João Ananias, e pleitear crescer na Assembleia Legislativa”, defendeu.

O encontro que já esteve em Sobral, Crateús, Cariri e Centro Sul, reuniu coordenações regionais do PCdoB-CE, dirigentes do Partido, quadros políticos do Comitê Estadual, parlamentares e amigos. Participaram representantes das cidades de Maranguape, Caucaia, Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba, Chorozinho, Paracuru, Pindoretama, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante e São Luis do Curu.

Movimento popular

Já durante a tarde, foi realizada a quarta reunião do Fórum Estadual dos Movimentos Sociais. O encontro que aconteceu no auditório Messias Pontes, na sede do PCdoB-CE, reuniu representantes dos segmentos de juventude, mulheres, trabalhadores, comunitário, pela livre orientação sexual e pela igualdade racial.

O objetivo da reunião foi reforçar a ação dos comunistas nas diversas frentes dos movimentos sociais. “Queremos reforçar esta atuação no campo democrático popular e garantir que ela possa ser ampliada na necessidade aprofundar a democracia e os direitos de cada segmento”, ratificou Nágyla Drumond, secretária estadual dos Movimentos Sociais.

Segundo a comunista, a reunião ordinária do Fórum debateu ainda as deliberações do Fórum Nacional de Movimentos Sociais, realizada em 06 de fevereiro, em São Paulo, que debateu, dentre outros temas, a necessidade de os comunistas atuarem de maneira protagonista no fortalecimento do projeto eleitoral do PCdoB.

De Fortaleza,
Carolina Campos