Republicanos pretendem reduzir poderes executivos de Obama

Mais de uma centena de legisladores republicanos estadunidenses assinam um projeto destinado a restringir os poderes do presidente Barack Obama para tomar decisões sem o aval do Congresso, informou nesta segunda-feira (17) o jornal The Hill.

Em seu discurso sobre o Estado da União, no último dia 28 de janeiro, Obama anunciou que utilizaria seus poderes executivos para avançar sua agenda em 2014 com ou sem o apoio do Capitólio, em particular em temas chave como a reforma migratória e a luta contra as desigualdades econômicas no país do norte.

O representante republicano Tom Encrespe introduziu recentemente um projeto de lei, conhecida como a resolução Stop, que promove uma eventual demanda civil nas cortes federais para frear as pretensões presidenciais, e até o momento, ele já conta com 104 apoiadores na Câmara de Representantes.

Entre os congressistas que apoiam a proposta estão Jack Kingston, Paul Broun e Phil Gingrey do estado da Georgia, James Lankford de Oklahoma, Steve Stockman de Texas e Steve Daines de Montana.

No Senado, vários legisladores da oposição também afirmaram que entrarão com ações judiciais contra o presidente com o objetivo de se oporem ao que qualificam como ações que excedem seus poderes constitucionais, acrescenta The Hill.

Fonte: Prensa Latina