Obama anunciará programa de ajuda aos jovens afro-americanos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciará hoje um programa de ajuda aos jovens afro-americanos através de ações do executivo com o objetivo de atenuar a situação de pobreza desse segmento populacional.

Perante seu fracasso no Congresso para conseguir benefícios que considera vitais, Obama buscará apoio em organizações não governamentais, grupos de negócios e líderes cívicos para que o ajudem a implementar esta proposta, declara nesta quinta-feira o jornal The Hill.

A peça central do esforço será a criação de uma força tarefa liderada pelo secretário do gabinete presidencial, Broderick Johnson, que recomendará programas para ajudar os jovens negros a desenvolverem suas potencialidades.

Fontes da Casa Branca disseram ao jornal que, durante a sua intervenção na quinta-feira o presidente reconhecerá que ainda há muito a ser feito e ratificaram que Obama levará adiante essa iniciativa com ou sem a ajuda dos republicanos.

A proposta possivelmente não satisfaçará os setores mais críticos ao presidente entre a população negra, que o acusaram de se esquecer deles desde que chegou à Casa Branca em janeiro de 2009.

Um dos defensores dos afro-americanos, o publicitário Tavis Smiley, no final de 2013 afirmou que "quando Obama terminar seu atual mandato os negros terão perdido terreno em todas as categorias de indicadores econômicos, e ele deve responder por isso".

Fonte: Prensa Latina