Ananias diz que usuário ganha com medida contra planos de saúde 

O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE), que também é médico, elogiou a decisão do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde (ANS) de suspender novas operações de 111 planos de saúde. “A motivação é a mesma de sempre, descumprimento de critérios de atendimento estabelecidos pelas Agências”, ressaltou o parlamentar. 

Em todo o País a situação mais comum é o desrespeito às normas estabelecidas quanto aos prazos para agendamento de consultas médicas especializadas, por parte da grande maioria dos Planos de Saúde. João Ananias destacou que as reclamações são generalizadas por parte dos usuários, que pagam caro por um serviço e aguardam até dois meses para conseguir.

Leia também: Governo suspende comercialização de 111 planos de saúde

“Em todo o País a situação mais comum e essa, o desrespeito gritante as normas estabelecidas quanto aos prazos para agendamento de consultas médicas especializadas, por parte da grande maioria dos Planos de Saúde”, explicou Ananias.

Ele destacou as constantes reclamações por parte dos usuários, que pagam caro por um serviço e aguardam até dois meses para conseguirem uma consulta. “Imaginem outros procedimentos mais complexos, que tem suas autorizações dificultadas pelas empresas de planos de saúde”, acrescentou.

Para o parlamentar, só com medidas como essas (suspensão do direito de comercialização) os planos de saúde cumprirão suas obrigações. “Tenho cobrado insistentemente das Agências Reguladoras mais rigor, pois quem ganha com a atuação mais rígida é o usuário, o consumidor, que não aguenta mais ser enganado”, finaliza.

De Brasília
Márcia Xavier