BA: Seminário apresenta êxito do PCdoB na área institucional

Nesta sexta-feira (21/02), o Comitê Municipal do PCdoB em Salvador promoveu o Seminário Mais Vida Militante pela Base, com o objetivo de preparar os integrantes e afinar o discurso do partido. À tarde, foi debatida A experiência institucional do PCdoB na Bahia e os impactos em Salvador, com as participações de Ney Campello, secretário Estadual da Copa e integrante do Comitê Regional, e Nilton Vasconcelos, secretário do Trabalho da Bahia e integrantes da Comissão Política Estadual do PCdoB.

Leia também: Seminário reúne quadros intermediários do PCdoB-Salvador

Mediadora da mesa, a presidente do PCdoB em Salvador, Olívia Santana, declarou que o momento é importante para o partido, pois serve para ouvir a militância, apresentar as ações desenvolvidas pelo PCdoB na Bahia e mostrar o impacto causado pelo partido na área institucional.

Ney Campelo iniciou sua fala parabenizando a atitude do PCdoB Salvador em promover o seminário e disse que o Comitê de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana, realizará uma atividade similar em março, graças as resultados positivos obtidos com o seminário. “Este é um evento de grande contribuição, porque provoca a luta de ideias no partido, valoriza a militância e os quadros intermediários. Esse encontro eleva o nosso patamar de intervenção, retirando do patamar da luta econômica para uma luta mais qualificada de ideias, de proposições, de reflexões críticas.”

Sobre a atuação do partido na área institucional, Ney Campello afirmou que a participação do PCdoB já acontece há mais de 30 anos. “Em 1984, quando o PCdoB vivia o processo de transição da clandestinidade para a legalidade, o ex-prefeito Luis Caetano, como membro do partido, dirigiu a primeira experiência comunista na prefeitura de Camaçari. Naquela oportunidade, não era uma diretriz partidária a conquista de prefeituras e a participação de forma mais estratégica em estruturas de governo.”

De acordo com ele, a experiência institucional como tática do partido é mais recente. “Isso começa com a conquista de prefeituras e participação no governo do Estado. O PCdoB tem dado passos importantes, tem formado quadros para o exercício do poder. Nosso partido está sendo vocacionado para disputar a hegemonia política de poder e para isso é necessário está cercado de quadros e ideias, que darão concretude aos projetos.”

Opiniões

Nilton Vasconcelos também parabenizou a iniciativa do Comitê Municipal em realizar o seminário que, segundo ele, é uma atividade indispensável para o crescimento e organização do partido na Bahia.

“Hoje, nós atuamos nas frentes mais diversas do governo. Mas, desde 2008, quando elegemos 18 prefeitos e 150 vereadores, aumentamos bastante a nossa área de atuação. Com isso, a visão em relação ao partido mudou”. Segundo Nilton, o partido joga papel importante no governo Wagner e tem alcançado grande êxito em diversas áreas institucionais, a exemplo das secretarias do Trabalho e da Copa do Mundo, além de importantes superintendências.

“Contamos com duas superintendências na Secretaria de Saúde, temos ainda a Bahiagás, uma empresa que só faz crescer e colher bons frutos. Temos quadros do partido na área de Meio Ambiente, Turismo. Não podemos esquecer a Sudesb e o Instituto Mauá”, declara.

Sobre as ações na Secretaria do Trabalho, Nilton Vasconcelos destacou a Agenda de Trabalho Decente, definição criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). “Hoje, nós somos referencia do Trabalho Decente no Brasil e no mundo, coordenamos a Agenda Latino-Americana de Trabalho Decente e estamos concorrendo a um premio internacional. Tudo isso é reflexo do trabalho do PCdoB”, finalizou.

De Salvador
Ana Emília Ribeiro