Começa prazo para novo cronograma de obras do Canal do Panamá

Começou nesta sexta-feira (21) o prazo de 72 horas dado pela Autoridade do Canal do Panamá (ACP) ao consórcio construtor do terceiro jogo de eclusas para apresentar um novo cronograma de execução da ampliação da via interoceânica.

Canal do Panamá

A ideia da prorrogação é dar tempo para que a empresa espanhola Sacyr Vallehermoso e a italiana Impregilo, que lideram o Grupo Unidos pelo Canal (GUPC), apresentem por escrito um novo cronograma de entrega de trabalhos e o repagamento dos 784 milhões de dólares adiantados, entre outros temas.

Quanto ao acordo de cofinanciamento que permitiu a retomada das obras, o governo da Espanha jogou um papel importante através da empresa de capital misto Cesce, que cedeu os 420 milhões de dólares que devem ser pagos à seguradora Zurich, mas esta se retirou do processo negociador.

Dessa maneira o plano do cofinanciamento especificado consiste na contribuição de 100 milhões de dólares por cada uma das partes, os 420 milhões da Cesce e novos prazos da moratória concedidos pela ACP ao GUPC para o repagamento dos 784 milhões citados.

À margem disso, a ACP desembolsará, hoje mesmo, 36,9 milhões de dólares para a conta corrente do GUPC para que pague os sub-contratistas e os salários pendentes dos trabalhadores que já estão lentamente se incorporando a seus trabalhos.

Esse avanço não significa que a crise está resolvida pois ainda estão sobre a mesa as cartas nas quais o GUPC ameaça suspender as obras e a ACP adverte sobre um possível encerramento do contrato com o consórcio.

Nas próximas 72 horas a partir desta sexta (21), o GUPC deve fixar os prazos e metas que deve cumprir, como a entrega das comportas em julho, setembro, novembro e as últimas quatro em dezembro, além de definir o conceito de obra terminada em 2015 que para a ACP é estar pronta para que comecem a passar os barcos de grande calado.

Fonte: Prensa Latina