Governo basco avalia primeiro passo de desarmamento do ETA

O chefe de governo basco, Iñigo Urkullu, considerou o anúncio da organização independentista ETA nesta sexta-feira (21) da inutilização de parte de seu arsenal como um pequeno passo, insuficiente, que cumpre uma primeira etapa para o desarmamento.

Em declarações aos repórteres após o anúncio feito pela Comissão Internacional de Verificação, Urkullo estimou que o ETA começou a se desarmar de maneira unilateral e incondicional.

O governo basco, disse, considera fiável e segura a intermediação da Comissão Internacional de Verificação para garantir um desarmamento total e irreversível do ETA, grupo que promove a separação da região autônoma do País Basco da Espanha.

Também considerou um elemento importante desse processo o reconhecimento pela organização dos prejuízos causados com suas ações e afirmou que seu governo continuará apoiando o processo.

Pouco antes, o ETA anunciou que lacrou e inutilizou parte seu armamento, através de um comunicado em Bilbao, País Basco, pelo porta-voz da comissão Internacional de Verificação, Ram Manikkalingam.

O negociador afirmou que seu grupo comprovou o início de um processo de lacração e inutilização pelo ETA das armas, munição e explosivos, o que considera o primeiro passo do desarmamento da organização que desde 2011 anunciou o fim das ações armadas.

Desde abril de 2013, explicou, o ETA solicitou confidencialmente a verificação de um processo unilateral de inutilização de seu armamento, informação confirmada em setembro passado.

Em janeiro, a comissão verificou a lacração de uma quantidade determinada de armas, munição e explosivos, ação que na opinião dos verificadores é um passo crível e significativo.

Fonte: Prensa Latina