Plenária: Chico Lopes presta conta de mandato

Simples, coerente, competente, presente, corajoso, comprometido, destemido. Não foram poucos os adjetivos de amigos e militantes que definiram Chico Lopes. O bate papo descontraído, mas de muita participação, foi a marca da plenária de prestação de contas do mandato do deputado federal, que reuniu no auditório do IFCE, amigos, parlamentares, gestores e lideranças de várias frentes dos movimentos sociais.

Mauro Panzera, coordenador do mandato de Chico Lopes destacou a importância de reunir amigos para discutir as ações do parlamentar. “Esta é um momento em que temos a oportunidade de nos aproximar ainda mais, conversar com o público, mostrar o que tem sido feito e ainda o que estamos pensando para o resto do mandato”, considerou.

Num vídeo apresentado durante a plenária, forma citadas inúmeras ações lideradas por Chico Lopes, quer seja na defesa do consumidor, na luta por mais educação ou mesmo pelos direitos do trabalhador, mas sempre atento aos anseios do povo. O vídeo mostrou ainda “causos” e histórias curiosas compartilhadas com amigos, marcas do “homem do povo”.

Emocionado, Chico Lopes agradeceu o carinho e disse buscar inspiração nestes anseios para dar continuidade ao trabalho parlamentar. “O Brasil já deu largos passos no caminho do avanço, mas ainda falta muito a ser feito, modificado, a aprender. Nossa luta deve ser constante pois defendemos uma sociedade diferente, mais justa e democrática. E esta é obra de muitas mãos”.

E esta corrente está espalhada em todos os cantos e recantos do país. “Todos sabem meu jeito de fazer política, pois penso que todo mundo tem a contribuir. Porta de fábrica ainda é uma grande escola para quem quer fazer política, pois é formada por gente simples, que acorda cedo, que conhece de perto as necessidades dos mais humildes e é com eles que devemos aprender. Nós que queremos um país diferente devemos estar no meio do povo”, defendeu.

Também não foram poucas as ações parlamentares lideradas por Lopes citadas durante a plenária: a lei que proíbe a cobrança de itens coletivos na lista de material escolar; o projeto de Decreto Legislativo que exige a devolução de R$ 8 bilhões de reais cobrados irregularmente dos consumidores pelas distribuidoras de energia elétrica; a emenda que dá aos alunos até 100% de financiamento de seu curso superior através do FIES; a Lei do Piso Nacional do Magistério, garantindo 1/3 do tempo do professor para atividades extrassala; a regulamentação da profissão do Educador Social ou ainda a redução da quantidade de taxas bancárias.

Inácio Arruda, que também participou da plenária, elogiou a forma como Chico Lopes faz política. “Caminhamos juntos há mais de 30 anos e nunca vi alguém fazer política com tanta alegria e tanta verdade, com espírito juvenil e sempre próximo das pessoas, quer seja nas ruas, quer seja no Congresso”. Segundo o senador, Lopes tem a capacidade de enfrentar, com tranquilidade, o debate em torno das mais variadas questões e mostrar que elas são importantes para o povo, como na defesa por mais educação, saúde, formação profissional. “Defender estas bandeiras é garantir o desenvolvimento do país”, acrescentou.

Aberta para a participação, a plenária contou com a intervenção de representantes da juventude, lideranças sindicais, de gestores e dos movimentos sociais. Foram levantadas questões sobre a educação, juventude, segurança pública, violência, luta contra a criminalização dos movimentos sociais, descrédito com a política, seca, habitação e ainda sobre a maioridade penal. Todas as propostas e questionamentos serão aprofundados e debatidos pelo mandato de Chico Lopes.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)