Prefeito de Bogotá deve ser destituído na semana que vem

O prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, afirmou nesta quinta-feira (27) que a sua destituição do cargo deve acontecer na próxima semana. “Com a rapidez com que vão os amigos do Procurador na Justiça, teríamos a substituição do governo eleito em Bogotá na próxima semana”, afirmou ele em seu perfil no Twitter.

Petro deve ser destituído da Prefeitura de Bogotá na semana - Wikicommons

 A medida foi ditada em dezembro pelo procurador-geral da Colômbia, Alejandro Ordoñez, que ainda deixou Petro inelegível pelos próximos 15 anos por suposta má gestão da crise de coleta de lixo em Bogotá. O prefeito esquerdista tentou reestatizar o setor na capital, entregando o contrato do serviço a uma empresa pública, impedido a livre competição entre as quatro empresas que administram o lixo na cidade.

A secretária-geral da capital colombiana, Susana Muhamad, também disse acreditar que a destituição acontecerá “em até uma semana”. O Conselho de Estado, que tinha poderes para anular a decisão de Ordoñez, não concedeu a liminar pedida por Petro e confirmou a legalidade do processo desenvolvido pela procuradoria-geral.

Ex-membro do M-19, guerrilha urbana surgida nos anos 1970, Petro foi eleito para o período de 2012 a 2015 e tem o apoio de 60% da população, segundo as últimas pesquisas divulgadas no país.

Fonte: Opera Mundi