Câmara cria Conselho e Semana da Juventude em Campinas

A Câmara Municipal de Campinas aprovou projeto de lei que cria o Conselho Municipal da Juventude e institui a Semana da Juventude em Campinas. O projeto, de autoria do Executivo, foi inspirado em proposta apresentada pelo então vereador Gustavo Petta (PCdoB) – atualmente, deputado federal – e pelo vereador Thiago Ferrari (PTB).

gustavo petta - A.I. Câmara

O Conselho será um órgão colegiado, de caráter consultivo, que vai fiscalizar as políticas públicas para a juventude do município. Ele será composto por representantes da Sociedade Civil (preferencialmente jovens), das Entidades da Juventude, Movimentos Sociais e Populares e pelo Poder Público. Os representantes da sociedade civil serão eleitos, por voto direto, na Semana da Juventude.

Para o deputado Gustavo Petta, “trata-se de uma iniciativa importante, pois estimula a participação dos jovens nas discussões sobre políticas públicas, promove a democracia participativa e cria um canal de comunicação importante entre os pderes e a juventude.” Petta é taxativo: “Mais do que nunca, temos que ouvir os jovens”. O projeto segue para sanção pelo Prefeito, Jonas Donizette (PSB).