Especialistas validam previsão de crescimento chinês de 7,5%

Um crescimento econômico de 7,5% previsto pela China para 2014 é possível, afirmam bancos nacionais e estrangeiros. Um relatório do banco de Hong Kong, Hang Seng, acredita na previsão governamental e explica que um crescimento econômico estável é possível com a melhora da demanda externa, a recuperação do consumo interno e a aplicação das reformas econômicas.

China exportações - Wang Jianmin / Xinhua

O economista do maior banco suíço UBS, Wang Tao, tem a mesma opinião. A meta é real devido ao aumento da demanda externa de países desenvolvidos, nota Wang.

Já para o analista do Oversea-Chinese Banking Corp (OCBC), de Cingapura, Xie Dongmin, a recuperação da economia mundial favorece as exportações da China. “Para encontrar equilíbrio entre o crescimento e as reformas, é preciso apoio monetário, fiscal e cambial,” acrescentou Xie.

Leia também:
China apresenta metas para desenvolvimento e comércio em 2014
Governo chinês aborda reformas econômicas e avanço agrícola
China investirá na Defesa, mas mantém foco no desenvolvimento

“Para manter um crescimento de 7,5% devem ser promovidas reformas que tenham um impacto positivo a curto prazo, como as reformas fiscais, administrativas e a política de planejamento familiar,” explicou o especialista da JPMorgan Chase, Zhu Haibin.

Para o ministro do Comércio, Gao Hucheng, a economia global vai manter uma recuperação contínua em 2014, “especialmente os países desenvolvidos, o que poderá ajudar as exportações chinesas,” reforçou.

O líder explicou ainda que, apesar da desaceleração de blocos econômicos emergentes, a situação econômica em geral melhorou e pode vencer algumas dificuldades.

“O governo chinês tem confiança num crescimento de 7,5% do comércio exterior do país em 2014,” disse o ministro durante a coletiva de imprensa sessão da Assembleia Popular Nacional da China, nesta quinta-feira (6).

Gao Hucheng notou ainda que, perante as condições internas de competição, existem vários fatores benéficos. Desde a crise financeira internacional, as empresas chinesas de comércio exterior sofreram reajustes. Além disso, a inovação vai incentivar os benefícios empresariais, a fim de elevar a competitividade.

Com informações da Rádio China Internacional