Estados Unidos mandam navio de guerra para perto da Crimeia

Os Estados Unidos enviaram nesta quinta-feira (6) um destróier lança-mísseis, o "USS Truxtun", para o Mar Negro a poucos quilômetros da Península da Crimeia, no sul da Ucrânia, anunciou a Marinha norte-americana.

O anúncio foi seguido de um “esclarecimento” de que o deslocamento do navio de guerra já estava previsto antes que se iniciassem os últimos acontecimentos na Ucrânia.

Segundo o comunicado da 6ª Frota estadunidense, o destróier saiu na manhã da quinta-feira (6) da base grega de Souda Bay para fazer exercícios militares “rotineiros” no Mar Negro com forças navais romenas e búlgaras.

A nave, um dos destróieres lança-mísseis mais novos, tem uma tripulação de cerca de 300 membros e conta com várias dezenas de mísseis Tomahawks, mísseis antiaéreos e de combate antissubmarinos.

Por outro lado, a Lituânia anunciou que seis caças F-15 adicionais dos Estados Unidos, a cargo da vigilância do espaço aéreo báltico no marco da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aterrissaram nesta quinta-feira na região.

A decisão foi tomada a pedido dos lituanos em resposta à presença militar da Rússia na Crimeia, assim como pela "intensificação da atividade militar russa na região de Kalingrado", região russa que se encontra situada entre a Lituânia e a Polônia.

Tudo isso ocorre depois que a Duma (parlamento russo) deu sinal verde ao envio de tropas russas à República Autônoma da Crimeia a fim de “normalizar a situação” na Crimeia.

No sábado passado, a República Autônoma da Crimeia pediu a ajuda do governo de Moscou para restaurar “a paz e a calma” nessa região, de maioria pró-Rússia.

Hispan TV