Evaldo Lima destaca Fortaleza como destino de Carnaval

O vereador Evaldo Lima (PCdoB), líder do Governo na Câmara Municipal, fez uso da palavra na sessão desta quinta-feira (06/03) para destacar a importância de Fortaleza como destino de carnaval para turistas em busca de alternativas para diversão e moradores locais que queriam apenas descansar.

O parlamentar ressaltou a vasta programação do carnaval oficial da cidade no Passeio Público, Mercado dos Pinhões e em vários outros pontos da cidade. "Tivemos cinco dias de shows no palco do Aterrinho da Praia de Iracema com atrações gratuitas e de qualidade como Martinália, Pinduca e Felipe Cordeiro, com toda a estrutura e artistas bancados pela Prefeitura", citou.

Segundo o vereador comunista, a capital do Ceará mostrou também que possui atividades para quem não gosta das festividades carnavalescas, agradando turistas e cidadãos que procuram por outras opções de lazer. Evaldo Lima aproveitou o momento para falar da satisfação da economia local, e que o cidadão de Fortaleza poderia acompanhar os desfiles, entrar na festa dos blocos, aproveitar os bailes infantis ou simplesmente descansar em casa ou visitar as praias de Fortaleza. “A rede hoteleira do município esteve plenamente ocupada durante este período”, destacou.

Evaldo rebateu as afirmações dos parlamentares oposicionistas de que não houve apoio ao carnaval por parte da Prefeitura. “Todo carnaval tem sem fim e é hora de pendurar a fantasia e reconhecer que a Prefeitura honrou todos os compromissos dos editais de cultura para a folia da Capital”. No Ciclo Carnavalesco de 2014, entre pré-carnaval e carnaval, a Prefeitura investiu muitos recursos, somente para as agremiações que desfilaram na Avenida Domingos Olímpio a Prefeitura aplicou um total de R$ 720 mil, através de edital, o que representou um aumento de 55,84% em relação ao ano de 2013.

A Prefeitura retomou ainda o apoio aos blocos de pré-carnaval, aumentando para R$ 384 mil o valor repassado, agregando ao edital reivindicações antigas dos brincantes, como a inclusão de projetos estreantes. Além disso, durante as quatro semanas de pré-carnaval, a Secultfor arcou com toda a estrutura de palco, som, iluminação e banheiros químicos dos blocos “Luxo da Aldeia”, no Benfica, e “Concentra Mas Não Sai”, no Centro, tendo em vista o impacto de público que possuem, bem como a inserção em espaços importantes da cidade.

O parlamentar convidou os cidadãos de Fortaleza para a exposição “Maracatus no Ceará: Festa, Ritual e Memória”, que acontece no Estoril até 10 de março, e é uma oportunidade para conferir um acervo raro, composto por fotos, fantasias, vídeos, adereços, que contam um pouco a história desta tradição importante para a terra pioneira na abolição da escravatura. Evaldo destacou que anteriormente esta tradição somente era valorizada em período de carnaval e agora, graças à ação da Secultfor todo dia 25 de cada mês ocorrem cortejos de Maracatus em lugares representativos da cidade. “Afirmar que não houve apoio da Prefeitura é continuar com a fantasia e não enxergar a realidade por desinformação ou má-fé.”

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)