Evaldo Lima defende binários e intervenção na Praça Portugal

O líder do executivo na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Evaldo Lima (PCdoB), esta terça-feira (11/03), foi à tribuna para defender e tecer algumas considerações do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), que é responsável por um conjunto de iniciativas que buscam melhorar o trânsito e o transporte público da cidade, como os binários da Santos Dumont e Dom Luiz, exemplifica o parlamentar.

Evaldo informou que os binários vão proporcionar não só a transformação dessas avenidas em sentido único, mas também terá outras mudanças, como o alargamento, ciclofaixas e faixa exclusiva para ônibus. “Queremos uma cidade desenvolvida e com sustentabilidade. A polêmica que está colocada é intempestiva, o projeto que está em pauta no momento não é o projeto da Praça Portugal. O que interessa é o binário. O projeto da Praça Portugal virá para esta Casa a partir de maio em forma de mensagem”, explicou Evaldo.

Mesmo afirmando que o projeto que retira a Praça Portugal não está em pauta, o vereador destacou que a mesma não possui espaço de convivência e não é acessível, defendendo a demolição da Praça para a construção do binário da Dom Luiz e a criação de outras quatro praças com prioridade para pedestre e acessibilidade.

“Esse projeto já foi discutido nesta Casa há três anos, pelo Fernando Bezerra, então presidente da AMC. O que aconteceu foi que o governo na época não teve resolutividade para demandar com urgência as necessidades da Cidade”, opinou Evaldo.

O vereador Márcio Cruz (PROS) aproveitou o debate para defender a intervenção na Praça Portugal. De acordo com o parlamentar, que fez diversas ponderações para justificar seu ponto de vista, a obra irá melhorar o trânsito no local. Ele também questiona quem utiliza o espaço, uma vez que ele não oferece comodidade à população e destaca que há, ainda, a dificuldade para conseguir se deslocar até a Praça.

“Quem é que usa aquela Praça? Eu desafio, se não é no mínimo, dez minutos para chegar àquela praça que não tem banheiros, não tem bancos. Quando atravessa a Santos Dumont você não consegue mais chegar na Praça porque é horrível o engarrafamento. E, no momento que se estuda fazer um estudo para melhorar o trânsito, vem uma liminar suspendendo uma obra que nem aconteceu, pois a obra é só para maio. No projeto não vai ter árvore cortada, o que vai acontecer é que as árvores serão retiradas pela raiz e serão colocadas em outro lugar”.

Márcio, além de salientar que a intervenção trará benefício para Fortaleza, assegurou que o debate sobre a obra está acontecendo, já que os lojistas do entorno da Praça Portugal já foram chamados, bem como há um requerimento, na pauta da sessão de hoje, solicitando a presença do secretário de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, para explanar sobre o plano de ações imediatas em transporte e trânsito de Fortaleza.

Fonte: Câmara de Fortaleza