Eleições: Esquerda deve seguir no governo de El Salvador

El Salvador celebrará eleições neste domingo (9) para escolher, em segundo turno, seu novo presidente. O governo da ex-guerrilha de esquerda, FLMN deverá continuar no poder com a eleição de Salvador Sánchez Cerén, hoje vice-presidente da república.

Sánchez Cerén obteve, nas eleições de 2 de fevereiro, 49% dos votos, dez pontos acima do outro candidato o prefeito de San Salvador, Norman Quijano, da direitista Aliança Republicana Nacionalista (Arena).

O próximo presidente irá substituir Mauricio Funes, primeiro governante eleito pela FMLN após a guerrilha formar um partido. De 1980 e 1992, a guerra civil salvadorenha resultou na morte ou desaparecimento de 75 mil pessoas. Em 1992, com a assinatura dos acordos, a FMLN abandonou as armas e se transformou em partido político.

A campanha da esquerda apostou na continuidade do governo Funes, voltado para o desenvolvimento de programas sociais e no combate à violência, um dos principais problemas em El Salvador. Por outro lado, a oposição, liderada por Quijano, amparou sua campanha nas temáticas da insegurança, violência e militarização da sociedade.

Da Redação do Portal Vermelho,
com agências