Presidente venezuelano solicita reunião da Unasul

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou nesta quinta-feira (6) a solicitação de seu país de uma reunião do Conselho Presidencial da União de Nações Sul-americanas (Unasul) para expor a situação que o país atravessa neste momento.

Ao concluir uma reunião de trabalho com o presidente do Suriname, Desi Bouterse, no Palácio de Miraflores, Maduro assinalou: "Conversamos sobre vários aspectos, mas sobretudo sobre a Unasul", ao ser este o presidente temporário do organismo regional.

"Ratifiquei ao presidente Bouterse a solicitação da Venezuela para que seja convocado o Conselho Presidencial em uma data a ser acertada para nós expormos as circunstâncias dos ataques violentos de pequenos grupos que buscam afetar a vida do país", expressou o chefe de Estado venezuelano.

Conversamos ainda sobre o futuro da Unasul e seu fortalecimento e também lhe agradeci por ter acompanhado nosso povo neste primeiro aniversário da morte de Chávez, acrescentou.

Por sua vez, o presidente do Suriname afirmou que foi à Venezuela para participar nas atividades dedicadas à memória de Hugo Chávez no transcurso do primeiro aniversário do seu falecimento e que, além disso, teve a possibilidade de discutir com o presidente da Venezuela os temas relacionados à Unasul.

Bouterse elogiou a acolhida recebida do governo e do povo venezuelanos e assegurou que trabalhará no seio da organização que preside para propiciar a reunião solicitada e sobretudo fortalecer a integração regional.

Ambos os presidentes detalharam que abordaram os acordos bilaterais de cooperação que as duas nações mantêm em diversas áreas como a econômica, política, cultural e social e mostraram satisfação por eles.

Prensa Latina