A ascensão social da mulher nos 10 anos de governo Lula e Dilma 

A presidenta Dilma, no dia internacional da mulher, fez um pronunciamento em rede nacional parabenizando a mulher brasileira e ressaltando sua ascensão social desde 2013. Ela ainda afirma que o governo construiu grandes avanços no combate à desigualdade de gêneros, sabe que precisa fazer muito mais e que este é o século das mulheres.

Eder Bruno, da Rádio Vermelho em São Paulo  

Durante seu pronunciamento, a mandatária destacou que “nos últimos onze anos, das 36 milhões de pessoas que saíram da extrema pobreza, mais da metade são mulheres. Igualmente são mulheres, mais da metade das 42 milhões de pessoas que alcançaram a classe média. O Brasil criou, nos últimos três anos, 4 milhões e 500 mil empregos. Mais da metade desses empregos, com carteira assinada, foram conquistados pelas mulheres”.

Outro reflexo do empenho do governo federal na busca por igualdade entre os gêneros está nos dados dos programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. “93% dos cartões do Bolsa Família têm a mulher como titular, e das 1 milhão e 600 mil casas já entregues pelo Minha Casa, Minha Vida, 52% estão no nome de mulheres. No acesso à terra também é assim: 72% das propriedades da reforma agrária são de mulheres. Ao mesmo tempo, o governo tem oferecido mais crédito e assistência técnica para as trabalhadoras rurais. São mais mulheres produzindo alimentos, tomando decisões e conquistando autonomia", afirmou Dilma.

A presidenta ainda falou sobre o acesso da mulher aos programas de formação profissional, tais como: ProUni, Pronatec e Fies. “No caso do Pronatec, que é o maior programa de formação profissional da história do Brasil, seis em cada dez alunos são mulheres de todas as faixas de idade. Unimos também o Pronatec ao Brasil Sem Miséria e, de quase um milhão de matrículas, mais de 650 mil foram feitas por mulheres. São mulheres que saem definitivamente da pobreza, aprendendo uma profissão. Também mais da metade das bolsas do ProUni e dos financiamentos do FIES têm sido concedidos a mulheres.”

Em seu pronunciamento, a presidenta Dilma ainda anuncia mais um meio de combater a violência contra a mulher brasileira.

Ela ainda falou do programa Mulher, Viver Sem Violência, que integra vários serviços em defesa da mulher. "Nas 26 casas da mulher brasileira que estamos implantando vamos acolher e proteger as mulheres, colocando vários serviços em um mesmo lugar. O lema dessas casas é coibir a violência e dar oportunidade às mulheres."

Ouça na Rádio Vermelho: