José Reinaldo: A conjuntura nacional e o que está em jogo em 2014

Esta edição do "Ponto de Vista", que é coordenado pelo editor do Vermelho, José Reinaldo Carvalho, apresenta ampla reflexão sobre o cenário político nacional, sobretudo com a proximidade das eleições. Ao avaliar a conjuntura nacional, o editor do Vermelho aponta o que está por trás da investida da direita e o que está em jogo em 2014.

Segundo ele, “vão delineando-se os termos dessa encruzilhada: avançar no rumo das mudanças iniciado em 2002 com a primeira vitória eleitoral de Lula – e que tem continuidade hoje sob o governo da presidenta Dilma –, ou retroceder ao neoliberalismo conservador sob o domínio da oligarquia financeira e do imperialismo”.

E mais, o editor do Vermelho alerta que “os pré-candidatos da oposição tentam firmar um discurso político cujo escopo é o desgaste do governo e da mandatária, não raras vezes por meio de agressões verbais gratuitas. O senador Aécio Neves, que não consegue firmar sua candidatura nem empolgar o eleitorado, vem a público clamar contra o ‘isolamento’ do governo, o qual quer estigmatizar como ‘ufanista’, ‘autoritário’ e ‘encastelado em quimeras’. Já o governador pernambucano Eduardo Campos, pré-candidato da coalizão formada pelo PSB, o PPS de Roberto Freire e a Rede de Marina Silva, afirmou que a maior autoridade pública do país ‘não sabe de nada’. Seu discurso procura demonstrar que o governo Dilma se esgotou. ‘O Brasil não aguenta mais quatro anos com Dilma’, afirmou em ato da sua pré-campanha”.

Acompanhe a reflexão na Rádio Vermelho: