Flávio Dino se destaca nas ações em defesa da cultura popular

As ações do presidente da Embratur, Flávio Dino, em defesa da cultura popular foram um dos destaques da gestão à frente da autarquia. É o que mostra o balanço de atividades realizadas.

 Entre as ações mais importantes de 2013 na presidência da Embratur está a implantação do Programa de Turismo Cultural em todo o Brasil. A inclusão do carnaval de diversas cidades brasileiras, das festas de São João do Nordeste e das cidades com título de patrimônio histórico e imaterial concedido pela Unesco foram destaque na gestão de Flávio Dino. Boi de Morros e Boi Barrica também foram contemplados com apresentações na França e na Itália para promover a cultura maranhense.

Ainda em 2013, um edital destinou um total de R$ 8 milhões para expressões culturais durante as festas juninas no Nordeste. Flávio Dino convidou todos os estados e capitais nordestinas para participar do edital. O município de São Luís foi contemplado com a ação que gerou uma parceria assinada em janeiro deste ano para que o São João do Maranhão seja conhecido por turistas estrangeiros.

As ações de promoção das festas juninas do Maranhão também se estenderam durante 2012 e 2013, inclusive com a vinda de jornalistas internacionais à capital do Maranhão para conhecer a diversidade cultural do São João da cidade.

A ação gerou inúmeras reportagens especiais e ações de marketing na Europa e na América do Sul. Em 2013, o próprio Dino acompanhou a visita dos jornalistas estrangeiros e comentou a riqueza cultural do Maranhão durante apresentações artísticas na Praça Maria Aragão.

“Entendemos que o São João, pela sua beleza e pela riqueza cultural que possui, pode se tornar um atrativo cultural de marca tão importante quanto o carnaval para o Brasil. Mas no eixo nordestino”, defendeu Flávio Dino durante sua gestão na Embratur.

Deputado com ações na cultura

Durante os quatro anos em que exerceu o mandato de deputado federal representando o Maranhão pelo PCdoB, Flávio Dino teve papel de destaque na Câmara Federal para fortalecer políticas públicas voltadas para a cultura.

Foi como relator do projeto que aprovou o programa Vale-Cultura do Governo Federal que Flávio Dino pautou um grande debate nacional. O projeto que foi aprovado após a relatoria de Flávio Dino beneficia trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos para que eles tenham acesso a bens culturais.

No Maranhão, Dino foi o responsável pela emenda parlamentar que garantiu a construção da Concha Acústica da Universidade Federal do Maranhão. A verba destinada à UFMA beneficia universitários, que possuem a estrutura da concha acústica para promoção de eventos culturais no Campus de São Luís.

Polêmica

Incomodada com a presença do ex-presidente da Embratur, Flávio Dino, no carnaval de São Luís, a imprensa mais ligada ao grupo Sarney tratou de partir para cima do pré-candidato ao governo do Estado pela oposição devido a sua presença na Passarela do Samba da capital.

Os ataques ao pré-candidato da oposição partiram depois da divulgação de fotos de Flávio Dino na Passarela do Samba de São Luís, ao lado de movimentos culturais maranhenses na Trupiada dos Batalhões de Bumba-meu-Boi que tomaram de conta do local de desfile de diversas entidades culturais.

A crítica a Dino devia-se, segundo os jornais e blogs alinhados ao grupo Sarney, à “falta de tradição” de Flávio Dino em eventos culturais. Em resposta aos ataques sistemáticos aconteceram, amigos do pré-candidato passaram a relatar outros carnavais presenciados ao lado de Dino.

O próprio pré-candidato comentou o assunto, com uma alfinetada ao modelo de tratamento dado aos grupos culturais pelo atual governo: “O patrimonialismo da oligarquia maranhense se estende aos bens imateriais, como o bumba-meu-boi e o carnaval. Acham que são donos…”