Dilma: Unasul terá comissão para resolver crise na Venezuela

A presidenta Dilma Rousseff, que participou, nesta terça-feira (11) da cerimônia de posse de Michelle Bachelet, no Chile, declarou que a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) deve criar uma comissão de interlocutores entre o governo venezuelano e a oposição. A reunião de chanceleres da Unasul será realizada nesta quarta-feira (12) com o objetivo de debater a crise política na Venezuela.

"Essa alegria [de participar da posse de Bachelet] pode ser traduzida nas palavras do grande Pablo Neruda: ‘pense que tenho a alma toda cheia de risos, e não te enganarás. Irmã, eu te juro’"| Foto: Roberto Stuckert Filho PR

"Os presidentes mandaram os seus ministros de Relações Exteriores para fazer uma reunião, criar uma comissão, que pode ter todos os países da região, e fazer a interlocução pela construção de um ambiente de acordo, consenso, estabilidade, na Venezuela", afirmou a mandatária que garantiu: a intenção da Unasul é "sempre procurar a manutenção da ordem democrática".

Leia também:
Bachelet: Assumo a presidência com consciência e responsabilidade
Presidenta do Senado chileno defende igualdade de gênero

Mais tarde, durante brinde em almoço oferecido pela presidenta do Chile, Michelle Bachelet, no Palácio Presidencial de Cerro Castillo, em Viña del Mar, aos chefes de Estado presentes em sua posse, Dilma Rousseff disse ser emblemático a América do Sul ter três países – Brasil, Chile e Argentina – presididos por mulheres.

“É uma grande satisfação homenagear a presidenta Michelle Bachelet. (…) No último sábado (8), comemoramos o Dia Internacional da Mulher, e é emblemático que hoje somos, com a nossa querida presidenta Cristina Kirchner, três mulheres a presidir países na América do Sul. Nossa região avança, não apenas em termos de crescimento econômico e desenvolvimento social e humano, mas sobretudo na questão da igualdade de gênero”.

Dilma afirmou que a sociedade chilena é um exemplo de maturidade política e vitalidade democrática e expressou a alegria por ver Bachelet mais uma vez presidir o Chile.

“Temos, presidenta Michelle, plena certeza de que o Chile, sob sua presidência, renovará seu compromisso com essa integração regional. (…) Um sentimento que desejo expressar nesse momento, em nome de todos, é a enorme alegria de podermos vê-la, uma vez mais, presidindo esse país irmão. Essa alegria pode ser traduzida nas palavras do grande Pablo Neruda: ‘pense que tenho a alma toda cheia de risos, e não te enganarás. Irmã, eu te juro’. Nesse espírito de alegria, convido a todos aqui presentes a erguer um brinde a saúde e ao sucesso da presidenta Michelle Bachelet e ao povo chileno”.

Com informações da Agência Estado e do Blog do Planalto