Emília Fernandes recebe Troféu Márcia Santana

Em homenagem a Assistente Social Márcia Santana, primeira secretária da Secretaria de Políticas para as Mulheres do RS, que veio a falecer no dia 13 de março de 2013, o Governo do Estado realizará a 1ª edição da entrega do Troféu Márcia Santana, na próxima quinta-feira (13), às 16h, no Palácio Piratini.

emilia - Rose Brasil

Entre as homenageadas está Emilia Fernandes, primeira gaúcha a se eleger senadora e a primeira no Brasil a ocupar o cargo de ministra de Políticas para as Mulheres do Governo Federal. Nascida na cidade de Dom Pedrito, Emília Teresinha Xavier Fernandes é uma militante política com vasta trajetória atuando como educadora, sindicalista, vereadora, senadora e deputada federal.

Em sua primeira edição, o Troféu Márcia Santana também será outorgado a Enid Backes, Maria Beatriz Kern, Maria José Silva Diniz, Sandra Maria Sales Fagundes, Sonia Sarai Soares (in memorian), Télia Negrão Tonhosi e Vera Dayse Barcellos.  A premição será entregue anualmente, no mês de março, às mulheres gaúchas que se destacarem nas mais diversas áreas de atuação em defesa dos direitos das mulheres e meninas do Rio Grande do Sul.  conforme o Decreto 51.266/2014 e a Portaria nº 05/2014 da SPM.

Da redação local