Fortaleza terá unidade de qualificação de técnicos de audiovisual

A partir da próxima quinta-feira (20/03), Fortaleza passará a contar com uma das instituições de maior reconhecimento nacional na formação de produtores de eventos e de técnicos de sonorização, iluminação e audiovisual: o IATEC.

O Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação, atuante há 15 anos no Rio de Janeiro, aposta na capital cearense para a abertura de sua nova unidade, em parceria com o Estúdio Ararena, de Raimundo Fagner, Humberto Pinho e Amaro Penna, e com a Associação dos Produtores de Cultura do Ceará – Prodisc, realizadora da Feira da Música.

No foco do IATEC Fortaleza, qualificação e aperfeiçoamento profissional para o crescente mercado do entretenimento e para uma diversidade de negócios que envolvem áudio, iluminação, vídeo e produção

Iniciar uma nova fase na qualificação de profissionais para o mercado do entretenimento, no Ceará, com cursos em nível de excelência, professores experientes e infraestrutura completa para aprendizagem teórica e prática. Com esse objetivo, o Instituto de Artes e Técnicas de Comunicação – IATEC, instituição com 15 anos de atuação no cenário nacional e mais de 10 mil alunos formados nas áreas de Sonorização, Iluminação Cênica, Áudio para TV e Cinema, Vídeo, Discotecagem e Música Eletrônica e Produção Executiva de Eventos abre no dia 20/3, sua unidade em Fortaleza, em parceria com o Estúdio Ararena, de Raimundo Fagner, Humberto Pinho e Amaro Penna, empresa reconhecida nos mercados musical e publicitário, também com 15 anos de atividades.

O IATEC Fortaleza será apresentado ao público, à imprensa e a representantes de vários setores do mercado local em coquetel na quinta-feira, 20/3, às 20h, em sua sede, nas instalações do Estúdio Ararena (Rua Jaguaribe, 55, entre as ruas Silva Paulet e José Vilar, na Aldeota, 3264-2810). O evento contará com a participação de Luiz Helenio Santos, diretor das duas unidades do IATEC no Rio de Janeiro; Humberto Pinho, coordenador administrativo do IATEC Fortaleza; Ivan Ferraro, presidente da Prodisc e coordenador de produção do IATEC Fortaleza, e Emídio Braga, coordenador pedagógico da nova unidade do IATEC na capital cearense.

Na ocasião, será apresentada a estrutura que estará à disposição dos alunos do IATEC Fortaleza, incluindo os mais modernos equipamentos em estúdios de gravação, salas de mixagem de áudio e de masterização, para as aulas práticas, além de salas para as aulas teóricas. O Instituto se prepara para realizar até 20 cursos, para 25 alunos cada,ao longo de 2014, oferecendo qualificação profissional em nível de excelência, com professores do Ceará e do Rio de Janeiro, a até 500 alunos.

Mercado e demanda

"A abertura do IATEC Fortaleza, em parceria com o Estúdio Ararena e a Prodisc, acontece após três anos de realização de cursos em parceria, ministrados na capital cearenses pelos professores da escola no Rio de Janeiro. Ao longo desse período ficou comprovado que Fortaleza tem essa demanda, com um mercado bastante aquecido para áreas como sonorização, iluminação, audiovisual e produção de eventos, e com empresas e profissionais que sentem a necessidade de investir em qualificação", afirma Humberto Pinho, do IATEC Fortaleza

"Para nós, é motivo de grande entusiasmo firmar essa parceria que contribui para que a nossa cidade receba a primeira unidade do IATEC fora do Rio de Janeiro, oferecendo uma grande oportunidade de qualificação, em alto nível técnico, fazendo com que os profissionais e empresas interessados nessa formação não precisem mais viajar para buscar cursos em outros centros", acrescenta Humberto Pinho. "Ao mesmo tempo, contribuímos para que esse mercado, que está em ampliação no Ceará, com a Copa do Mundo, os grandes shows nacionais e internacionais, o novo Centro de Eventos, as várias casas de shows, a oferta cada vez maior de espetáculos, entretenimento e eventos em geral, possa contar com profissionais de melhor qualificação em sonorização, audiovisual e produção".

O diretor comercial e administrativo do IATEC, Luiz Helenio Santos, fundador do Instituto no Rio de Janeiro, aponta as potencialidades de Fortaleza como motivação para a abertura da unidade da empresa no Ceará. "Fortaleza é uma cidade com uma riqueza cultural e uma diversidade musical muito grande, além de ser um dos principais pontos turísticos do Brasil. Tudo isso gera um mercado aquecido e uma demanda de profissionais qualificados em áreas como a de sonorização de espaços. Por isso, ampliando a parceria realizada nesses últimos três anos, estamos abrindo o IATEC Fortaleza", destaca.

"O mercado de shows e eventos em geral está muito aquecido e o público, cada vez mais exigente. Assim, todo show ou evento requer um sistema de sonorização profissional, operado por pessoal qualificado. O IATEC Fortaleza surge para ajudar a suprir essa demanda, trazendo toda uma experiência de 15 anos de atuação e centenas de técnicos formados, procurando dar uma contribuição para essa qualificação e para o constante aperfeiçoamento desses profissionais", complementa Luiz Helenio.

Cursos e público-alvo

O IATEC Fortaleza oferecerá cursos em áreas como Sistemas de Sonorização, Sonorização de Shows e Espetáculos, Produção de Eventos. As aulas serão ministradas tanto por profissionais atuantes no Ceará quanto por professores do IATEC Rio de Janeiro, com os cursos ofertados seguindo a mesma metodologia e o mesmo conteúdo, mantendo o mesmo padrão de qualidade.

O método adotado pelo IATEC consiste em reunir cursos com ênfase em diferentes áreas que se complementam para direcionar o aluno em uma especialização. As aulas possuem foco bastante prático e orientado para as habilidades mais exigidas no mercado de trabalho. Os cursos têm duração de um a dois meses, entre 30 e 60 horas-aula cada, facilitando a participação dos interessados, que podem conciliar as aulas com suas atividades profissionais.

Os cursos de Sonorização, por exemplo, incluem qualificação na atividade para shows e eventos, alinhamento de PA, passagem de som e mixagem, em uma preparação completa, que passa pelos fundamentos do áudio, os equipamentos necessários e a especialização em consoles digitais. Interligação de equipamentos, microfonação e operação de software de medição de som (para encontrar a melhor qualidade, seja em um teatro intimista, seja em um grande espaço como a Arena Castelão) são outros exemplos do conteúdo ministrado.

Abrangendo áreas como sonorização, iluminação, audiovisual e produção de eventos, os cursos contam com um público alvo bastante amplo. Desde técnicos de áudio, luz e audiovisual e produtores de eventos já atuantes no mercado até o Poder Público e empresas de diversos setores, interessadas em qualificar seus profissionais. De emissoras de rádio e TV a centros culturais e teatros, de universidades, fábricas e hotéis a igrejas e espaços para eventos.

IATEC- Histórico

Fundado em 1999, o IATEC surgiu para promover a formação de profissionais com foco nas áreas ligadas ao entretenimento e economia criativa. Neste tempo se consolidou como uma das principais referências no setor, oferecendo os melhores cursos com aulas teóricas e práticas, ministradas por professores de posição reconhecida no mercado. O instituto possui atualmente o status internacional de curso oficial em softwares como os da Apple, Ableton, Rational Acoustics (fabricante do software Smaart, para medição de sistemas de som) e Avolites. As duas unidades da escola no Rio de Janeiro, que já formaram 10 mil alunos, contam atualmente com cerca de 2 mil alunos.

Serviço

Inauguração do IATEC Fortaleza. Apresentação, à imprensa e ao mercado, da unidade do Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação na capital cearense. Quinta-feira, 20/3, às 20h, no IATEC Fortaleza (Rua Jaguaribe, 55, entre as ruas Silva Paulet e José Vilar, na Aldeota. Fone: 3264-2810). www.iatec.com.br

Fonte: Assessoria do IATEC FORTALEZA