Seminário debaterá memórias dos 50 anos do Golpe de 1964

A edição de março do projeto “Entrevista Aberta” acontece hoje, às 19 horas, no Espaço O Povo de Cultura & Arte (Joaquim Távora), trazendo como convidados o presidente da Comissão Federal da Anistia, Mário Albuquerque, e o advogado Inocêncio Uchoa.

Abordando o tema “Memórias dos 50 anos do Golpe de 1964”, os dois serão mediados pela jornalista Isabel Andrade e Aflaudísio Dantas, repórter do Núcleo de Cotidiano do O POVO. Na ocasião, ambos irão lançar o documentário de Tuca Siqueira, A Mesa Vermelha.
Com argumento de Lília Gondim e Yara Falcon (também ex-presas políticas), o filme é fruto do Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, em parceria com o Movimento Tortura Nunca Mais de Pernambuco.

A Mesa Vermelha traz o depoimento de 23 ex-presos políticos no período da ditadura militar no Recife entre 1969, com a promulgação do AI 5 e 1979, com o advento da Lei da Anistia. Completa o documentário um debate com os participantes do episódio sobre os temas relacionados ao período.

Mário Albuquerque (foto) é ex-preso político da época da ditadura militar e o criador da Associação 64/68 no Ceará. Já Inocêncio, também ex-preso, participou ativamente do processo de redemocratização do Brasil.

Serviço

Entrevista Aberta com Mário Albuquerque e Inocêncio Uchoa

Quando: hoje, às 19h.
Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (avenida Aguanambi, 282 – Joaquim Távora).
Entrada franca.
Outras informações: 3366 3785 / 9199 1574 / www.opovo.com.br/espacoopovo

Fonte: O Povo