Musica e Poesia marcam a I Virada Cultural da UBM em Chapecó

 

A UBM – União Brasileira de Mulheres de Chapecó-SC promoveu na tarde de sábado, dia 08 de março, no dia internacional da mulher a I Virada Cultural Feminista, concentração feita na Praça Coronel Bertaso. Um ato com o objetivo de homenagear as mulheres por tudo que já conquistaram e evoluíram na busca de seus direitos.
Historicamente o dia 08 de março foi o dia em que muitas mulheres morreram carbonizadas, apenas por estarem reivindicando melhores condições de trabalho, como diminuição da carga horária, pois eram submetidas a uma jornada de trabalho de 16 horas. E faziam basicamente o mesmo serviço que os homens, porém recebiam como pagamento um valor inferior ao do outro gênero, nesse sentido queriam ser reconhecidas e valorizadas da mesma forma.
No ato as mulheres buscaram informar à população que estava na praça sobre o significado real do dia 08 de março, fazendo uma introdução sobre a história desse dia. Assim como, apresentar a UBM, suas ações e objetivos em prol das mulheres. A I Virada Cultural Feminista, buscou também oferecer uma tarde agradável com muita música e poesia. Contou ainda com uma aula divertida de Zumba, uma ginástica dançante, para incentivar o exercício físico.
Para Rosa Maria Pompeu, Presidente da UBM, entidade com 25 anos de história e conquistas, “O ato foi para relembrar que somos as muitas mulheres que morreram historicamente, mas que continuamos a lutar por uma igualdade plena, entre homens e mulheres”, diz Rosa Maria.

Conta ainda a Presidente que o objetivo também está na adesão de mais mulheres ao movimento feminista da UBM, “muitas conquistas se deram pela união das mulheres, nesse sentido a luta é diária, pelo fim da violência contra a mulher que ocorre em vários âmbitos. E nossa busca é para a criação de uma Secretaria da Mulher em Chapecó, com o intuito de enfrentar e diminuir essa violência, e claro, mais políticas públicas para a superação da desigualdade que ainda existe entre homens e mulheres em todos os sentidos”


*Vermelho/Chapecó