PCdoB manifesta solidariedade à Venezuela Bolivariana

Reunida em Brasília nesta segunda-feira (10), a Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil discutiu a situação internacional, destacadamente o cenário latino-americano. Denunciou a contraofensiva do imperialismo e das forças reacionárias contra os governos progressistas e aprovou nota em solidariedade à Venezuela Bolivariana. Leia a íntegra.

A Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil, diante dos recentes acontecimentos na República Bolivariana da Venezuela, manifesta a sua solidariedade ao governo do presidente constitucional Nicolás Maduro, ao Partido Socialista Unido da Venezuela, ao Partido Comunista da Venezuela e demais forças políticas e sociais do Grande Polo Patriótico – Símon Bolívar, e à maioria do povo irmão da Venezuela, que levam adiante o processo revolucionário.

Nas últimas semanas a direita e a extrema-direita venezuelanas, apoiadas pelas forças imperialistas, destacadamente dos EUA, reiniciaram atividades antidemocráticas e contrarrevolucionárias, afrontando a legalidade e promovendo a violência política, as chamadas guerra econômica e guerra psicológica, visando a desestabilização do governo eleito e uma “saída” autoritária e golpista.

A ingerência externa em assuntos da Venezuela é inaceitável. Os assuntos internos do povo venezuelano devem ser equacionados com paz e diálogo pelos próprios venezuelanos.
Essa ofensiva da direita na Venezuela é parte de uma ação continental patrocinada pelo imperialismo estadunidense – que vem sendo derrotada nas disputas político-eleitorais, desde 1998, quando Hugo Chávez foi eleito pela primeira vez à Presidência da República, até as recentes vitórias no Chile e em El Salvador –, mas que vem se adensando e representa um perigo para a continuidade, o aprofundamento e a consolidação do novo ciclo político latino-americano, de mais independência nacional, integração solidária, democratização e direitos para os trabalhadores e os povos.

Portanto, o PCdoB alerta o povo brasileiro sobre essa contraofensiva das forças reacionárias e pró-imperialistas em nossa região, e convoca a militância comunista, os revolucionários, patriotas e democratas a se solidarizarem ativamente com o presidente Maduro, a Revolução Bolivariana e suas conquistas democráticas, e a defenderem os processos de mudança em curso na América Latina.

Brasília, 10 de março de 2014
A Comissão Política Nacional do PCdoB