Presidenta do Senado, Isabel Allende, defende igualdade de gênero

Nesta terça-feira (11), Isabel Allende, a terceira filha do ex-presidente chileno Salvador Allende, tornou-se a primeira mulher a presidir o Senado chileno. Por sua posição, Isabel foi também a primeira mulher a tomar o juramento e entregar a faixa presidencial a outra mulher, a socialista Michelle Bachelet. Após tomar posse do cargo, Isabel declarou que seu pai estaria orgulhoso dela.

"Que este ato simbólico sirva para continuar aprofundando ainda mais a igualdade de género" no Chile, afirmou Isabel Allende| Foto: Reuters

Em seu discurso, Isabel Allende disse estar orgulhosa por ocupar o lugar que foi de seu pai entre 1966 e 1969: "o Chile terá uma presidenta que foi a primeira a chegar a um alto cargo (Michelle Bachelet 2006-2010), e volta para a presidência com apoio esmagador dos chilenos. A imagem histórica de duas mulheres ocupando simultaneamente os dois cargos mais importantes do Estado vai viajar o mundo", ressaltou.

Leia também:
Bachelet: Assumo a presidência com consciência e responsabilidade

Neste sentido, disse esperar "que este ato simbólico sirva para continuar aprofundando ainda mais a igualdade de género" no Chile, pois considera que os demais países latino-americanos têm uma vantagem nesse aspecto.

Aos 69 anos, Isabel Allende espera contribuir para as mudanças profundas que foram traçadas no programa de governo de Michelle Bachelet para um país mais participativo e justo.

Da Redação do Portal Vermelho,
com TeleSUR