Encontro debate situação das trabalhadoras rurais baianas

Mulheres trabalhadoras rurais das mais diversas regiões da Bahia estão reunidas no Parque de Exposições, em Salvador, para a realização do Forum de Mulheres Trabalhadoras Rurais. O evento, que acontece até a quarta-feira (19/03), já debateu temas referentes ao enfrentamento à opressão, aos problemas resultantes da desigualdade de gênero e à violência sexista.

Realizado por movimentos de luta pela terra, o encontro começou na última segunda-feira (17), e é parte das atividades do Março Mulher, mês dedicado à visibilidade feminina. A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado, através das secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Agricultura (Seagri), além da Casa Civil.

Durante o forum, acontece ainda o 12º Acampamento das Mulheres Trabalhadoras Rurais, debates e trocas de experiências que pretendem reforçar a busca pela igualdade. “A luta é feita por mulheres e homens que buscam qualidade de vida, garantia de direitos e batalham contra o latifúndio”, disse Maria Rosa do Carmo, do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

“Já conseguimos revolucionar muita coisa nas nossas famílias, municípios e na Bahia. Queremos dizer que estamos com garra de realizar este acampamento e voltar à base fazendo a luta camponesa, casada com a luta da cidade. Precisamos tornar livres as mulheres que vivem em condições sub-humanas e situações de opressão”, afirmou Cidineide, do Movimento dos Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas do Estado (Ceta).

De acordo com a secretária da SPM, Vera Lúcia Barbosa, o encontro é fundamental para a identificação de entraves e avanços na área da defesa dos direitos das mulheres do campo. “Nesse sentido é importante dizer que as conquistas do segmento feminino vêm das ruas e é preciso reafirmar essa luta. Nossa caminhada ainda é longa, mas se olharmos a conjuntura, veremos passos importantes como o direito ao voto, ao trabalho formal, entre outros”.

Participam do evento integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Via Campesina, Marcha Mundial de Mulheres (MMM), entre outras organizações.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências