"Golpe de Estado na Venezuela foi derrotado definitivamente"

O vice-presidente da Venezuela, Jorge Arreaza, assegurou nesta segunda-feira (17), que o golpe de Estado continuado que os partidos de ultra-direita executavam foi “derrotado definitivamente”. Arreaza deu declarações durante a instalação da Conferência Nacional de Paz, no aeroporto de Puerto Cabello, estado de Carabobo.

Jorge Arreaza - AVN

No evento, o vice-presidente expôs a operação de coordenação especial que o Executivo ativou junto a Guarda Nacional Bolivariana, a Polícia Nacional Bolivariana e o Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas com o objetivo de restituir a orden e a paz no municipio Chacao, estado Miranda, depois que grupos violentos causaram depredaram propriedades públicas e privadas da zona, por mais de 30 dias sem nenhuma ação por parte da prefeitura.

Em sua exposição, Arreaza criticou o prefeito de Chacao, Ramón Muchacho, do partido de ultra-direita, Primero Justicia, quem defendeu de forma “indireta” as ações violentas em sua jurisdição. ele manifestou ainda que, a pesar disto, a paz foi imposta e, “como disse o presidente Nicolás Maduro, esta tentativa de golpe foi derrotada definitivamente”, afirmou.

Leia também:
Maduro: Missão Alimentação chegou a 84% dos lares venezuelanos
Os Estados Unidos contra a Venezuela

Sobre a operação em Chacao, destacou que se realiza para garantir o direito dos moradores ao livre trânsito e a realização de suas atividades cotidianas. "Nesta madrugada nossa Força Armada Nacional Bolivariana e a GNB tomaram a Praça Altamira, todo o corredor da Avenida Francisco de Miranda para garantir o direito dos moradores", disse Arreaza em transmissão da Venezolana de Televisión.

"Vocês não imaginam os destroços ocorridos no municipio Chacao. Não houve intervenção da Polícia Regional do estado Miranda, que não existe, pelo menos ali, e da policía municipal que estaba só observando”, expôs aos políticos, empresários e estudantes que acudiram à mesa de diálogo em Carabobo.

Arreaza disse que o prefeito Muchacho havia convertido sua conta em Twitter num meio para a “defesa indireta” dos violentos “dando parte dos lesionados internados em Salud Chacao ou as bombas lacrimogêneas, porém não dava parte de quantos escritórios públicos haviam sido destruídos pelos grupos armados de ultra-direita”.

Da redação do Vermelho,
Com informações da AVN