Governo venezuelano combate a violência com desenvolvimento

O governo venezuelano concentra os esforços necessários no desenvolvimento do país e na execução de projetos socioeconômicos prioritários, em resposta à violência gerada pela direita com objetivos de desestabilização. Na noite desta quinta-feira (20), um grupo de aproximadamente 60 pessoas encapuzadas incendiou e saqueou o Ministério do Meio Ambiente situado no estado de Táchira, a aproximadamente 800 quilômetros de Caracas, capital do país.

Violência na Venezuela - Efe

Em sua conta no microblog Twitter, o ministro do Meio Ambiente, Miguel Leonardo Rodriguez, disse que os encapuzados invadiram o edifício de maneira violenta, incendiaram um veículo e uma moto e roubaram equipamentos da instituição.

O incidente ocorreu um dia depois de o prefeito de San Cristóbal, capital do estado de Táchira, Daniel Ceballos, opositor ao governo de Nicolás Maduro, ser detido sob acusação de apoiar atos de vandalismo no país. Vinculado ao partido de direita Vontade Popular – o mesmo do líder opositor Leopoldo López -, Ceballos tinha sido mencionado em várias ocasiões como um dos promotores das tentativas de desestabilizar o estado na fronteira com a Colômbia.

O governo venezuelano vem fortalecendo sua posição contra as ações violentas da ultradireita do país. Além das medidas de cárater judicial, um amplo programa que inclui oito medidas fundamentais em todas as esferas se encontra em implementação, com ênfase, em primeiro lugar, na instauração de maneira definitiva da paz e do avanço da economia.

Segundo a estratégia das autoridades, também se dá ênfase no desenvolvimento dos programas de saúde e nos planos de investimentos para a conexão de serviços hídricos às comunidades. Aos projetos integrais somam-se os serviços públicos, em especial o transporte, com várias rotas que melhorarão as ligações interurbanas.

Nos próximos dias 25 e 26 de março, ocorrerá uma nova conferência de paz na Venezuela, chamada pelo presidente Maduro, com a participação de chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo Machado, disse ontem que intenção do grupo é apoiar e acompanhar um diálogo nacional que leve a um clima de tranquilidade.

Em busca da normalização da situação no país, o presidente Nicolás Maduro também conclamou a consolidar as forças sociais e fortalecer o espírito unitário, através de um encontro entre governadores e prefeitos e o gabinete ministerial.

Da redação do Vermelho
Com informações da Prensa Latina, Agência Brasil e AVN