Trabalhadores da Construção protestam e anunciam greve dia 24

Centenas de trabalhadores da construção civil realizaram uma caminhada, na manhã desta terça-feira (18/3), na Avenida Paulo VI, em Salvador, em mais um ato por reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Na última segunda-feira (17), cerca 6 mil operários já haviam protestado na Avenida Pinto de Aguiar, uma das principais vias da cidade.

O reajuste reivindicado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (Sintracon) é 14%, além de cesta básica para todos (só as empresas com mais de 100 trabalhadores são obrigadas a oferecer), contrato de experiência de 30 dias (hoje são de três meses) e qualificação. O impasse se dá porque os empresários oferecem, apenas, 3%.

De acordo com o diretor jurídico do sindicato, Amiltom Otávio, a campanha salarial acontece já há dois meses e os diálogos seguem até a próxima segunda-feira (24), data-limite para a negociação. Após esse prazo, se não houver um acordo, os trabalhadores vão entrar em greve, segundo Amiltom.

“Estamos em campanha salarial e começamos a negociar há dois meses, mas, na mesa de negociações, as coisas não avançaram. Depois do prazo [do dia 24], se não houver acordo, a greve é certa!”, afirmou o diretor jurídico. A próxima assembleia dos trabalhadores está marcada para a próxima sexta-feira (21), no Largo de São Bento, no Centro.

Ministério Público

O impasse está sendo acompanhado pelo Ministério Público Estadual do Trabalho (MPT-BA), que realiza, na tarde desta terça-feira, na sede do ministério, no Corredor da Vitória, uma reunião com representantes das duas partes. Essa é a segunda negociação intermediada pelo MPT.

Comemoração

Os protestos da categoria serão suspensos nesta quarta-feira (21), data em que se comemora o Dia do Trabalhador da Construção. O sindicato promove, no Cais Dourado, localizado no Comércio, uma festa para os profissionais, com sorteio de brindes e um show do cantor Edson Gomes. As atividades serão retomadas na quinta-feira (20).

De Salvador,
Erikson Walla