Programa oferece lazer para idosos em Planaltina
Os idosos de Planaltina tem acesso a sessões de massagem, oficinas de artesanato, acupuntura e diversas atividades oferecidas pelo Programa de Assistência Integral à Saúde do Idoso, desenvolvido pela Regional de Saúde da cidade. As atividades auxiliam no crescimento cognitivo, bem estar e saúde.
Publicado 23/03/2014 22:31 | Editado 04/03/2020 16:38

"São oferecido ambulatório do idoso no Centro de Saúde, Grupos de Hipertensos e Diabéticos, Grupo de Terapia Ocupacional, palestras mensais, Grupos de Práticas Integrativas. E o Serviço de Atendimento Médico Domiciliar, que facilita a assistência aos pacientes acamados", informou a coordenadora da ação, Ana Lúcia Miranda.
Para participar, é necessário ter acima de 60 anos. Nos encontros, que ocorrem semanalmente, o público pode participar de diálogos com profissionais e trocar experiências com os integrantes. Além disso, há oficinas de crochê, tricô, fuxico, receitas, pinturas em tecido, atividades físicas, culturais, entre outras.
A aposentada Merces Detomi, que participa do bazar promovido pelo programa, relata que estava muito ociosa antes de conhecer a iniciativa. "Adoro confeccionar as peças. Atualmente é o meu maior passatempo", completou.
Outras atividades oferecidas são as aulas de automassagem, Tai Chi Chuan, acupuntura e acupuntura. "Eu sofria muito com dores no corpo e esses exercícios me ajudaram", contou a aposentada, Petrolina Souza, 60 anos.
Quem participa do programa também pode realizar o bordado terapia, uma técnica que une os conhecimentos da psicologia às atividades artísticas na cura da depressão, baixa autoestima, ansiedade, estresse e dificuldades de relacionamento.
Como parte da terapia, os integrantes do grupo produzem diversos tipos de artesanato, entre eles, bordados, tapete, cachecol e trabalhos de madeira. Os trabalhos devem ser inspirados em temas como amor, verdade e paz, que também são explorados em diálogos, palestras, exercícios de relaxamento e aulas práticas.
"Sofria de depressão porque me sentia muito sozinha, mas aqui fiz muitas amizades, troco ideias, e descobri meus verdadeiros valores", disse a Eutália Riogrande.
Maria Nazaré dos Santos, outra integrante que está no programa há cerca de um ano, descreve que aprendeu a desenvolver suas habilidades. "Tenho problemas de saúde e com esse contato com outras pessoas me sinto bem melhor", comentou.
PROGRAMAÇÃO:
Ambulatório de Clínica Médica: Centro de Saúde 1, nas quartas-feiras pela manhã e quintas-feiras à tarde.
Automassagem: terça e quinta-feira, das 8h às 9h, no Cerpis.
Tai Chi Chuam: segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 9h, no Cerpis.
Terapia Ocupacional: Centro de Saúde 1, na Casa do Diabético, as quartas-feiras, das 14h às 17h; e na sala de reuniões do Centro de Saúde 2, as segundas-feiras, das 14h às 17h.
Palestras Mensais: no auditório do Hospital de Planaltina, uma vez ao mês.
Bazar permanente: quarta-feira, das 8h às 12h, no Hospital de Planaltina.
Atividades do NRAD – (com os acamados)
Visitas médicas domiciliares: terça, quarta e quinta-feira.
Fisioterapia: quarta e sexta- feira.
Dança de Salão: terça e quinta-feira, das 9h30 às 10h30 e das 15h30 às 16h30, no campo sociaty da Academia Movimento.
Fonte: Agência Brasília