RN: Sessão Solene na AL comemora 92 anos do PCdoB

 

Com uma história atrelada às lutas políticas e sociais do povo brasileiro, o comitê Estadual comemorou, nesta segunda-feira, 24, 92 anos de vida do PCdoB, com a realização de uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Na ocasião, foram homenageados os ex-presidentes estaduais do Partido, os comunistas Glênio Fernandes de Sá (in memoriam), Anchieta Lopes (in memoriam), Juliano Siqueira, Eveline Guerra, além do atual presidente do diretório estadual do Partido, Antenor Roberto.

A solenidade foi uma proposição do deputado Fábio Dantas (PCdoB), e objetivou dar visibilidade às lutas políticas e sociais do Partido, com um resgate histórico daqueles que doaram suas vidas em busca de um novo modelo de sociedade, mais justa e igualitária. Este é o significado principal da “Semana Vermelha”, que se reveste de simbolismo, e afirma os princípios e a teoria de uma sociedade que os comunistas acreditam ser possível construir.

“Aos 92 anos, o PCdoB é o Partido mais antigo, mas também o mais maduro e consciente dos desafios de sua luta. E isso se reforça com o reconhecimento que se dá em atos como o que ocorre nesta segunda na Assembleia, com homenagens àqueles que dedicaram suas vidas para que o PCdoB chegasse até aqui”, enfatizou a comunista Fátima Sá, que no ato recebeu a homenagem in memoriam ao seu marido, Glênio Sá.
 


Fátima Sá e seus filhos, Gilson Sá e Jana Sá, recebem a homenagem in memoriam a Glênio Sá
O deputado Fábio Dantas contextualizou a história do PCdoB nos seus 92 anos de existência e pontuou os principais embates desde a sua fundação, em 1922, como a Insurreição de 1935, o combate às Ditaduras no País, a reorganização em 1962, a Guerrilha do Araguaia, até os dias atuais, em que a busca por um novo modelo de desenvolvimento passa necessariamente pelas batalhas políticas progressivamente acirradas pelas contradições do capitalismo em crise.
 

Deputado, Fábio Dantas, propositor da sessão
“92 anos não são 92 dias. Portanto, para nós, um resultado eleitoral só pode ser comemorado se estiver em sintonia com as questões maiores e cruciais do País”, ressaltou o propositor da sessão, o deputado Fábio Dantas.

O presidente estadual do Partido, Antenor Roberto, fez uma fala de agradecimento e prestou uma homenagem ao vereador comunista Demontier Rocha, assassinado no início do ano, convocando um minuto de silêncio entre os presentes.
 


Presidente estadual do PCdoB/RN, Antenor Roberto
O dirigente destacou a importância do momento em que se comemora mais de nove décadas do Partido. “Comemoramos com muita alegria nossa existência de 92 anos, mas devemos lembrar que este também é o momento de compreender cada vez mais o passado para seguirmos adiante”, lembrando que muitos pagaram com a vida para que fosse possível viver o presente democrático.

Para Antenor, o passado recente do país ensinou o PCdoB a ser um Partido revolucionário e ao mesmo tempo amplo. “Hoje, o desafio é responder a necessidade do povo por mais mobilidade, mais saúde, mais educação e mais segurança”, afirmou. Por isso, “o PCdoB tem a convicção de que é preciso seguir acumulando e apoia a reeleição da presidente Dilma”.

O dirigente comunista finalizou sua intervenção ressaltando a necessidade de se discutir os principais problemas do Estado e as possibilidades de enfrentamento, e chamando, ao sentimento de pertencimento, a militância, na perspectiva de buscar o melhor caminho para a legenda neste ano eleitoral. “Neste sentido, convoco toda a militância a ascender o debate, manter nossa inquietação e ajudar a todos que querem encontrar o rumo do desenvolvimento do Rio Grande do Norte”.

Os atos marcaram, também, um momento privilegiado para o PCdoB apresentar à sociedade sua história, seus pensamentos e propostas. Neste sentido, o vereador de Natal e presidente municipal do Partido, George Câmara, enfatizou o que considera serem as duas principais características do Partido e que tornam sua História singular: a longevidade e a unicidade de pensamento e ação, ainda que respeitadas as singularidades regionais.

“A longevidade é fruto de uma visão estratégica por sabermos onde queremos chegar, e isso se deve também por ter traços diferenciadores dos outros, que respeita as características de cada região”, afirmou George.

Os deputados estaduais Fernando Mineiro (PT) e Hermano Morais (PMDB), presentes à sessão, prestaram homenagem ao Partido. Mineiro falou da satisfação em participar do ato e dar o testemunho da importância que tem o PCdoB na história do País e do Estado do Rio Grande do Norte. “Tenho uma relação muito forte, histórica com o PCdoB. Foi através do Glênio Sá que comecei no movimento estudantil”, destacou Mineiro.

Ao final da solenidade, o deputado Fábio Dantas convidou os presentes a participar da quinta edição do Gabinete de Rua. A atividade é uma iniciativa do vereador George câmara, e consiste em levar o trabalho da assessoria legislativa às praças públicas.

De Natal, Jana Sá