Presidente do Senado boliviano diz que oposição seguirá dividida

A oposição boliviana continuará dividida apesar das possíveis alianças para as eleições de outubro próximo, assegurou nesta segunda-feira (24) o presidente do Senado, Eugenio Vermelhas.

Vermelhas, do Movimento Ao Socialismo, partido do governo, destacou que seu partido não se preocupa com as alianças da oposição, porque cada líder opositor tem seus próprios interesses, os quais não se subordinarão aos de outros.

"Há interesses políticos para ser candidato. Não nos preocupa, a direita vai se dividir, não vai unida, porque já tem pouco tempo para as eleições", destacou Vermelhas, que preside a Câmara alta desde janeiro passado.

Segundo Vermelhas, o dirigente dos Democratas e governador de Santa Cruz, Rubén Costa, não se candidatará à presidência, porque "politicamente lhe afeta", devido a que em caso de não ganhar, perderia a possibilidade de postular-se às eleições departamentais de 2015.

Costa e o líder do Movimento Sem Medo, Juan do Granado, tiveram aproximações nas últimas semanas, mas analistas consideram que apesar de um possível acordo, as forças leais a ambos não conseguirão vencer as eleições para presidente. Evo Morales segue favorito.

Prensa Latina