PCdoB apoia Delcídio e tem nomes para senador e deputado federal

No último sábado (22), a direção do PCdoB/MS antecipou a indicação de apoio à pré-candidatura do senador Delcídio do Amaral (PT) a governador, bem como aprovou as pré-candidaturas de seu presidente, o sociólogo Moacir Abreu, a senador, e de seu vice-presidente, o advogado Mario Cesar Fonseca da Silva, a deputado federal. O anúncio foi feito na comemoração dos 92 anos do PCdoB, que teve a presença de Delcídio e que também lembrou os 50 anos do Golpe de 1964. Segue a íntegra da resolução aprovada:

PCdoB e Delcídio

 “PCdoB/MS com Delcídio, por desenvolvimento e democracia para Mato Grosso do Sul

1 – Em nível nacional, o PCdoB já definiu que lutará pela reeleição de Dilma para presidente da República, pois considera que o Brasil, em 2014, está diante de uma encruzilhada política: ou segue adiante com o ciclo iniciado por Lula e continuado por Dilma, aprofundando as conquistas e as mudanças dos últimos 11 anos, ou retorna ao centro do poder a oposição conservadora, com suas políticas liberalizantes que levaram o país ao descalabro econômico e social.

2 – Para o governo de Mato Grosso do Sul, coerente com sua linha política e programática, o PCdoB/MS caminhará com a pré-candidatura do senador Delcídio do Amaral (PT), a única que representa o esforço pela reeleição de Dilma e, sobretudo, o anseio crescente por renovação política. Nosso estado também se defronta com um dilema: precisa superar o paradigma de gestão vigente, centralizado, pouco democrático e sem compromisso com as salvaguardas sociais e ambientais do crescimento econômico; precisa inaugurar uma nova governança, democrática, participativa, descentralizada e voltada ao desenvolvimento sustentável.

3 – Nos últimos 11 anos, investimentos federais vultosos somaram-se aos da iniciativa privada e do poder público local, impulsionando o crescimento e a diversificação da economia. A infra-estrutura melhorou. Outros projetos de incremento logístico estão em andamento. No entanto, os impactos sócio-ambientais dos grandes empreendimentos não têm sido devidamente compensados. Novos contingentes populacionais, sobretudo trabalhadores, jovens e mulheres, emergem demandando por mais educação, qualificação, saúde, habitação e segurança. O PCdoB/MS apresentará sugestões ao programa de governo com base em dois eixos principais:

I) Gestão democrática e planejamento participativo: a) fortalecimento dos conselhos; b) relação de diálogo com os movimentos sociais; c) respeito à pluralidade política e social; d) criação de um Conselho Estadual de Desenvolvimento, bem como dos conselhos regionais, abertos à participação de empresários, trabalhadores, grandes e pequenos produtores rurais, indígenas, intelectuais, universidades e demais organizações da sociedade civil, compreendendo as realidades diferenciadas de cada região.

II) Projeto de desenvolvimento sustentável, com salvaguardas ambientais e sociais: a) alcançar novo paradigma tecnológico de produção, agregador de valor às nossas riquezas econômicas, sociais e naturais, avançando na diversificação industrial, inclusive nas pequenas e médias propriedades rurais, com valorização da produção local, das belezas naturais (turismo) e do Pantanal; b) incrementar a logística para o escoamento da produção; c) nas regiões e cidades que foram mais impactadas socialmente por empreendimentos, buscar as compensações ambientais e ampliar os investimentos em educação, saúde, moradia, infra-estrutura urbana, saneamento ambiental, cultura, esporte, lazer e segurança cidadã; d) adotar uma política de relações internacionais que insira o estado no curso da integração física, econômica, comercial e cultural entre o Brasil e os vizinhos sul-americanos, como a Bolívia e a Paraguai, com os quais temos fronteira; e) instituir o Sistema Estadual de Direitos Humanos (SEDH), buscando a promoção, a garantia e a proteção dos trabalhadores, em especial daqueles em situação de trabalho precário, escravo ou semi-escravo, jovens, mulheres, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, estabelecendo, ainda, políticas de combate ao racismo e à homofobia.

4 – No que diz respeito ao Senado Federal, as principais opções até agora colocadas não correspondem ao anseio crescente por mudanças políticas, nem têm vínculo com a sustentação e o aprofundamento do projeto atualmente no governo do país. Diante disso, o PCdoB/MS apresentará para o debate entre os aliados uma pré-candidatura a senador.

5 – Para deputado federal, o PCdoB lançará apenas uma candidatura, unindo o coletivo partidário para elegê-la. Para deputado estadual, lançará vários candidatos, estimulando, neste momento, pré-candidaturas por regiões e segmentos sociais. O foco do projeto eleitoral dos comunistas sul-mato-grossenses será a eleição para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa. Os Comitês Municipais serão centrais na condução e mobilização das campanhas.

6 – Os comunistas têm lado, não se omitem quando a realidade exige definição. Por isso, a direção estadual do PCdoB aprova, por unanimidade, as seguintes resoluções, que deverão ser debatidas nos municípios e submetidas à análise e ratificação da Convenção Estadual Eleitoral, a ser realizada em Junho:

I) antecipação da indicação de apoio do PCdoB/MS à pré-candidatura a governador do senador Delcídio do Amaral, do Partido dos Trabalhadores (PT);

II) apresentação do nome do sociólogo Moacir Roberto de Abreu, presidente estadual do Partido, como pré-candidato a senador, sem condicionar tal questão ao apoio a Delcídio, que já é ponto pacífico.

III) aprovação do nome do advogado Mario Cesar Fonseca da Silva, vice-presidente estadual do Partido, como pré-candidato único do PCdoB/MS a deputado federal.

7 – O PCdoB/MS fará a maior campanha de sua história em 2014, com possibilidades concretas de vitórias em vários terrenos, eleitoral, político e programático. Campanha militante, de propostas, crítica e, simultaneamente, propositiva, buscando dialogar com amplas parcelas do povo. O Partido se esforçará também para fortalecer a luta dos movimentos sociais por reformas democráticas e pela ampliação dos direitos sociais. Conclamamos todos, militantes, simpatizantes e amigos, trabalhadores da cidade e do campo, mulheres, jovens, intelectuais e artistas, a participarem desta jornada. A vitória está em nossas mãos!

Campo Grande-MS, 22 de Março de 2014.
O Comitê Estadual do PCdoB/MS”