Atingidos por Barragens ocupam sede da Eletrobrás em SC

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB – de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, ocuparam na manhã desta quinta-feira (27) a sede da Eletrobrás, em Florianópolis.

Ativistas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) pede uma Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens| Foto: Joka Madruga/Terra Livre Press

Os manifestantes reivindicam a ampliação do conceito de atingidos pelas obras, discussão com as famílias sobre as melhores formas e maneiras de indenização e que seja garantida uma política de direitos dos atingidos.

Outro motivo do protesto é que as empresas governadas por governos do PSDB promovem especulação para o aumento das tarifas em 30%.

"Estamos aqui para fortalecer a pauta nacional pedindo apoio da estatal para o PNAB – Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens – e a criação de um fundo nacional para pagar a dívida que o estado brasileiro tem com as famílias atingidas. Também somos contra as barragens de Panambí, Garabi e Itapiranga", afirma Neudicléia de Oliveira da Coordenação Nacional do MAB.

Com informações de Joka Madruga.