China critica EUA por espionagem na internet

O porta-voz do Ministério da Defesa da China, Geng Yansheng, afirmou nesta quinta-feira (27) que as ações de espionagem na Internet, promovidas pelo governo norte-americano, mostraram sua hipocrisia e arbitrariedade.

De acordo com o jornalista, o denunciador do programa de espionagem PRISM dos Estados Unidos, Edward Snowden, revelou recentemente que a Agência Nacional de Segurança norte-americana executou a longo prazo, espionagem por meio da internet para observar atividades do exército chinês.

Além disso, algumas informações apontaram que os EUA consideram a empresa chinesa, Huawei, como ameaça à sua segurança nacional.

Segundo essas informações, a maior preocupação dos EUA é que essa empresa chinesa faça espionagem aos orgãos norte-americanos para ajudar militares chineses a conseguir segredos de, empresas e governo nos EUA.

Sobre isso, Geng Yansheng afirmou que, recentemente, alguns norte-americanos condenaram a China por fazer ataques via internet. Ocorre que essas condenações não tiveram nenhum fundamento.

Ele ainda condenou os EUA pela espionagem aos orgãos governamentais, empresas e até indivíduos da China. Finalmente, o porta-voz chinês prometeu que a China tomará as medidas efetivas para reforçar a segurança na internet.

Fonte: Rádio Internacional da China