Síria pede nas Nações Unidas condenação ao governo turco

O Ministério de Assuntos Exteriores e Emigrantes da Síria (chancelaria) pediu ao Secretário Geral das Nações Unidas e ao Conselho de Segurança para condenar a Turquia por seu apoio aos grupos armados que atacaram a região de Kasab.

Em cartas idênticas enviadas a ambas instâncias, Damasco pede também que o governo turco seja obrigado a parar sua agressão e responsabilizado por seu apoio sistemático ao terrorismo na Síria.

Os grupos de extremistas islâmicos que recentemente atacaram áreas do norte da província síria de Latakia, acrescentam os textos, partiram de Alexandreta, no território turco.

A chancelaria informa em suas mensagens ter documentado perante a ONU os atos realizados por Ancara contra a segurança da República Árabe Síria, mediante a recepção, patrocínio e alojamento de milhares de terroristas com ideologias extremistas facilitando-lhes a entrada na Síria, bem como garantindo-lhes bases de retaguarda em seu território.

Após o fracasso de todas as tentativas do regime turco de destruir a Síria, o mesmo passou a lançar uma agressão flagrante contra o país, na qual seus tanques e artilharias tomaram parte diretamente no ataque contra Kasab e seus arredores, denuncia Damasco.

Essa participação, que prossegue até o momento, conclui a Chancelaria, se soma a práticas de Ancara em apoio ao terrorismo na Síria desde o começo da crise, incluindo o respaldo à Frente al- Nusra (ramo da rede Al-Qaida na Síria), protagonista da agressão a Kasab e que o Conselho de Segurança incluiu na lista de entidades terroristas.

Fonte: Prensa Latina