FAO: Preços dos alimentos na AL e México têm queda

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) informou nesta quinta-feira (27) que os países sul-americanos e o México tiveram sua menor taxa de inflação de alimentos dos últimos dois meses, atingindo 0,8%.

A Venezuela foi o país que teve a maior redução na inflação dos alimentos| Foto: FAO/J. Spanner

Segundo o relatório mensal do Índice de Preços de Alimentos, trata-se de uma queda de 0,6%, a maior queda nos preços dos alimentos nos últimos 12 meses. O mês de fevereiro em relação a janeiro teve uma queda de 0,2%.

“Fevereiro foi o primeiro mês em que a inflação dos alimentos ficou abaixo da inflação geral desde setembro de 2013, o que é um bom sinal para os países mais pobres, que gastam numa proporção maior sua renda com alimentos”, disse o representante regional da FAO, Raul Benitez.

Os preços dos alimentos no Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Venezuela caíram em relação a janeiro. A Venezuela foi o país que teve a maior redução na inflação dos alimentos em fevereiro, chegando a 1,7%, uma queda de 2,6 pontos se comparada a janeiro.

No Equador, a inflação dos alimentos foi de -0,4%, o que representa um decréscimo de 2,1 pontos percentuais, enquanto que no Paraguai a inflação de alimentos caiu de 1,7% para 0,4%. Brasil e a Colômbia tiveram uma leve queda no índice, alcançando 0,6% e 0,5%, respectivamente.

Fonte: Onu Brasil