Jornada de Lutas toma o centro de Chapecó em manifesto

 



Milhares de estudantes se mobilizaram no centro de Chapecó cobrando investimentos para a educação e qualidade no transporte urbano, na manhã de ontem, dia 27.
Organizados pela União Municipal dos Estudantes, União da Juventude Socialista e pela União Catarinense de Estudantes, o grupo gritou palavras de ordem como “Ensino de qualidade e atenção aos estudantes”.
A manifestação é um programa da Jornada de Lutas, que acontece a nível nacional e que em Chapecó já contabilizou inúmeras conquistas em edições passadas.
“Conseguimos deixar muito claro e abordar, mesmo superficialmente, todas as revindicações. Foi de extrema valia para o estudante chapecoense, pois é na rua que o mesmo garante os seus direitos, e um deles é o passe livre, o qual é garantido por lei e é uma vergonha não termos em chapecó. E aos que desmerecem o movimento, saibam que o estudante estava na rua hoje para garantir a qualidade e a infraestrutura da sua escola amanhã”, afirmou Andressa Versa, estudante secundarista.

“O movimento no geral foi muito bom, pudemos ver que estudantes de diversas escolas de Chapecó não estão satisfeitos com a estrutura de suas escolas, muito menos com o valor abusivo da tarifa do transporte em Chapecó, e estão dispostos a lutar por melhorias reais. Acredito ser muito possível mudar algo, são com atos como esse que ocorreu que mostramos ao nosso governo o quão insatisfeitos estamos, e a partir disso podemos cobrar que ações sejam tomadas. O ritmo é esse, é só indo pra rua e mostrando as pautas da educação e do transporte, e mostrando pra toda nossa sociedade nossa indignação, que mudaremos algo, acredito que um dos grandes objetivos da jornada é, além de mobilizar os estudantes, mobilizar e informar a população”, disse Bárbara Nisus, da UJS.

Estudantes dizem que Prefeito de Chapecó é omisso e alheio aos interesses sociais

Dentre a vasta pauta da Jornada de Lutas, o que mais foi enfatizado pelos estudantes foi o Transporte Público de qualidade. O valor das tarifas, segundo os estudantes, é demasiado alto e o serviço prestado pelas empresas de ônibus deixa muito a desejar no município.
Para Dérique Honn, um dos organizadores do manifesto, o Prefeito José Claudio Caramori é omisso e permite que as empresas de ônibus façam como bem quiser. “Quremos qualidade no transporte urbano. Os estudantes necessitam do Passe Livre e de mais respeito aqui na cidade”, diz Dérique Honn, uma das mais expressivas lideranças estudantis de SC.

*Marcio Serpa
Secretário de Comunicação
do PCdoB de Chapecó