SSA: Lançado livro sobre mortos e desaparecidos na ditadura
Nesta quarta-feira (02/04), às 19h, no Complexo Cultural dos Barris, em Salvador, acontece o lançamento do livro Mortos e Desaparecidos Baianos, uma das ações que serão desenvolvidas até a sexta-feira (04), dentro do projeto Direito à Memória: 50 anos do golpe militar de 1964, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação (SEC).
Publicado 02/04/2014 18:38 | Editado 04/03/2020 16:15
O livro, que tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, registra o golpe à democracia e à cidadania no Brasil, lembrando o ocorrido com centenas de brasileiros e brasileiras, particularmente com os 30 baianos que tombaram na luta contra a opressão e a violência.
O conteúdo foi extraído do livro-relatório Direito à Memória e à Verdade – comissão especial sobre mortos e desaparecidos políticos, editado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, em 2007. O exemplar servirá de referência para o estudo da temática nas escolas.
Lançado em julho de 2013, o projeto Direito à Memória: 50 anos do golpe militar de 1964 apresenta aos estudantes da rede estadual um momento marcante da História do Brasil. A iniciativa levou ao espaço escolar a memória da resistência à ditadura militar, assegurando ao estudante do ensino médio o direito ao conhecimento deste período e a reflexão em sala de aula para que eles se tornem conscientes da democracia vivida hoje.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da SEC