Teatro Carlos Câmara inicia sua programação musical

Reaberto ao público com uma grande festa no último dia 27 de março, o Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, anuncia a retomada de sua programação, começando por shows musicais, que ganharão o espaço todas as quintas-feiras, às 18h30.

Abrindo a nova fase do espaço – que teve grande importância para a música cearense ao longo das décadas de 70 e 80, recebendo inclusive os shows de estreia de vários cantores, compositores e instrumentistas –, o Teatro Carlos Câmara receberá nesta quinta-feira, 3/4, um dos mais aplaudidos e premiados intérpretes da nossa música: o cantor e compositor Lúcio Ricardo.

Com sua voz personalíssima, Lúcio Ricardo alcançou grande destaque na cena musical cearense, da qual participa desde o final dos anos 70. Notabilizado como líder da banda Perfume Azul, Lúcio foi uma das atrações do antológico evento multimídia Massafeira Livre, realizado em 1979, no Theatro José de Alencar, e do álbum duplo que resultou daquele grande encontro de artistas das mais diferentes linguagens, momento marcante para a arte e a cultura no Ceará.

Com influências como o blues, o rock clássico e a Jovem Guarda, mescladas à tradição da canção cearense em inspiradas composições próprias, Lúcio Ricardo, premiado em inúmeros festivais e autor de um disco gravado ao vivo na Feira da Música de Fortaleza, segue arregimentando plateias e conquistando aplausos, pela combinação de sua intensa presença de palco com sua voz de timbre e colocação inconfundíveis.

Tendo se apresentado no Teatro Carlos Câmara na década de 80, período importante para a cena do blues e do rock de Fortaleza, Lúcio Ricardo retorna ao TCC nesta retomada, décadas depois, para mostrar canções de sua autoria e releituras de músicas brasileiras de diferentes contextos, com destaque para a Jovem Guarda e a música romântica. Tudo na companhia de Mimi Rocha (guitarra, violão e arranjos) e Herlon Robson (teclado e sintetizadores).

Além do show desta quinta-feira, 3/4, às 18h30, no Teatro Carlos Câmara, Lúcio Ricardo também se apresenta no TCC na próxima quinta-feira, no mesmo horário. “Dentro da programação inicial de retomada do Teatro Carlos Câmara, que antecede a programação a ser definida com propostas da própria classe artística através de uma convocatória de ocupação, as quintas-feiras serão dedicadas à música. Nas duas primeiras quintas-feiras de abril teremos um nome de grande trajetória na nossa música, que é o Lúcio Ricardo, fazendo um diálogo com a própria história do teatro, onde Lúcio se apresentou nos anos 80”, ressalta Fernando Piancó, coordenador do Teatro Carlos Câmara.

“Nas duas outras quintas-feiras, dias 17 e 24 de abril, sempre às 18h30, o show será de um nome jovem, a cantora e compositora Lorena Nunes, que vem obtendo grande destaque na nossa cena e vai apresentar a pré-estreia do seu novo show. O teatro dialoga assim com a história e com o presente da nossa música, oferecendo ao público a oportunidade de conferir apresentações musicais de grande qualidade, com entrada franca, no Centro de Fortaleza, nesta retomada do Teatro Carlos Câmara, que tem como objetivo se tornar novamente um espaço de referência e de encontro constante de público e artistas”, complementa Fernando Piancó.

Dias 17 e 24 de abril: Lorena Nunes

Uma das mais destacadas revelações da música cearense, a cantora Lorena Nunes promove, no Teatro Carlos Câmara, nos dias 17 e 24 de abril, sempre às 18h30, a pré-estreia de seu novo show, "Ouvi Dizer que Lá Faz Sol", integralmente dedicado a um repertório de compositores cearenses contemporâneos, garimpado ao longo de oito meses de desenvolvimento de um projeto selecionado e patrocinado pelo Porto Iracema, interface de formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Cantora que tem conquistado importantes espaços e chamando atenção em Fortaleza nos últimos dois anos, Lorena Nunes iniciou sua trajetória musical com o coletivo Comparsas da Vivenda. Em pouco tempo, ganhou destaque, abriu shows de Daniela Mercury, Monique Kessous, Luiz Melodia e Lenine, cantou na Mostra de Música Petrúcio Maia, na Feira da Música de Fortaleza, no Festival de Música de Meruoca, no Festival UFC de Cultura e nas comemorações de 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura, promovidas pela Secult na Praça do Ferreira.

Também montou o show solo "Ai de mim", cuja faixa-título, de autoria de Tom Drummond, foi premiada com o 2º lugar no I Festival de Música da Assembleia Legislativa. Ao lado de instrumentistas como o aclamado guitarrista e tecladista Cláudio Mendes, da banda Mobília, Thiago Rocha (flauta, sax soprano e tenor), Netinho de Sá (contrabaixo eletrico, contrabaixo sint) e Igor Ribeiro (bateria, bateria eletrônica e percussão), Lorena Nunes apresenta ao público seu novo show, em pré-estreia especial para a reabertura do Teatro Carlos Câmara.

Serviço

Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454, Centro). Programação musical em abril. Shows com Lúcio Ricardo (dias 3 e 10) e Lorena Nunes (dias 17 e 24), sempre a partir das 18h30. Entrada franca. Informações: 3101-6763 / www.secult.ce.gov.br.

Fonte: Secult