Deputado denuncia rede de “fakes” a serviço de Aécio Neves 

O deputado Padre João (PT-MG) denunciou na tribuna da Câmara um “esquema virtual fraudulento” utilizado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) nas redes sociais. “É o exército de fantasmas que atuam por meio de milhares de perfis falsos e sem conteúdo. Eles trabalham on-line direto, anunciando, denunciando e curtindo seu site”. 

Em contrapartida, acrescentou Padre João, o senador tucano tenta colocar uma mordaça na internet contra tudo que é negativo a ele. “Eu mesmo fiz um pronunciamento aqui sobre estas atitudes do Aécio Neves e postei no nosso site e no youtube e surpreendentemente o conteúdo foi retirado”, criticou.

Essa postura do PSDB, na avaliação do deputado Padre João, é assustadora. “É algo, de fato, assustador e que mostra o seu caráter autoritário”. O deputado enfatiza que 50 anos depois do golpe militar, ainda se vê tucanos agindo com esses resquícios da ditadura.

“Existe aí um resquício que é bem explícito. O pior é esse tipo de comportamento do senador Aécio e de sua turma que o coloca como bom mocinho, mas a gente sabe a figura autoritária que ele é, pela mordaça que vem colocando também na grande mídia hoje”, enfatizou.

O deputado Padre João acrescentou ainda que, por coincidência, viu nesta semana uma entrevista do ex-prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (DEM) no UOL, confirmando que o senador Aécio e o PSDB têm o que ele chama de um exército de mais de 14 mil pessoas que trabalham on-line.

“São usuários fakes. Então, é um exército. Quem está pagando de fato esse pessoal? Qual é a origem desse dinheiro? É uma situação grave, que merece investigação”, defendeu Padre João.

O deputado finalizou destacando que matéria do jornal O Estado de S.Paulo, do dia 29 de março, traz reportagem sobre esse esquema de “robôs zumbis”, que atuam nas redes sociais utilizadas pelo PSDB. A matéria afirma que, no ano passado, um exército de “robôs” entrou em campo no twitter durante o julgamento do mensalão (Ação Penal 470) com o provável objetivo de levar um slogan aos “trending topics” – a lista de termos mais citados, espécie de “pódio” dos assuntos debatidos na rede social.

Os “robôs” tinham várias características em comum: eram seguidos por zero usuários e também não seguiam ninguém no twitter; entraram na rede em 13 ou 14 de setembro e tinham em sua descrição biográfica ditados populares como “Pense duas vezes antes de agir”, “A fome é a melhor cozinheira”, “Onde come um, comem dois” – todos retirados de uma mesma página na internet.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara