Japão aprova medidas para atrair trabalhadores estrangeiros

Ministros do gabinete japonês aprovaram nesta sexta-feira (4) medidas provisórias encaminhadas a captar mais pessoal estrangeiro para trabalhar na construção civil, setor que acusa um notável déficit de força de trabalho.

O gabinete assinalou em uma sessão que é preciso mais empregados especializados, para que encarem trabalhos como a reconstrução de imóveis depois do terremoto e do tsunami de 2011 e obras destinadas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020.

Entre as disposições adotadas estão o aplicativo de um plano técnico trienal subvencionado pelo governo para prorrogar até dois anos a estadia de empregados extrangeiros.

Segundo fontes oficiais, com esse tipo de iniciativa Tóquio poderia dispor em um futuro imediato de 70 mil trabalhadores adicionais no ramo da construção.

Recentemente, o governo japonês anunciou a criação de uma comissão encarregada do estudo de vias para aumentar os nascimentos e a aceitação de mais imigrantes estrangeiros em um contexto em que a natalidade resulta baixa neste país.

O agrupamento, subordinado ao Conselho de Política Econômica e Fiscal, se estabelecerá ante o temor de que a economia nipona prossiga se contraindo à medida que a população diminui, indicou o Executivo.

De acordo com o Ministério de Saúde e Assistência Pública, em 2060 a população japonesa poderia ser reduzida dos atuais 127 milhões de habitantes a 87 milhões, ao ter-se em conta a elevada taxa de envelhecimento populacional e ao mesmo tempo baixa taxa de natalidade.

Fonte: Prensa Latina