Chanceler russo insta Ucrânia e EUA à diplomacia e prevê reunião

A Rússia está disposta a negociar com os Estados Unidos, a União Europeia e a Ucrânia, e as conversações podem começar em 10 dias, disse o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, de acordo com a emissora Russia Today, em matéria desta terça-feira (8).

Serguei Lavrov - randômica

Para Lavrov, as regiões do sudeste da Ucrânia também deveriam participar das conversações. “O governo nomeado pelo golpe, em Kiev, não tomou qualquer passo positivo em relação a estas regiões,” disse ele. Elas “acreditam que seus interesses estão sendo ignorados.”

O chanceler russo também informou que nem Kiev e nem o governo estadunidense mostraram a Moscou o rascunho da nova Constituição proposta. Além disso, enquanto acusa “forças externas” de provocar os recentes protestos no sudeste da Ucrânia, “Washington está apenas jogando a culpa em outros,” completou Lavrov.

“Ouvi as declarações de Jay Carner, o secretário de imprensa da Casa Branca, que disse que algumas manifestações no sul da Ucrânia são financiadas e que há certas ‘forças externas’ que estão por trás destes protestos. Parece que ele está em cinco meses atrás, descrevendo os eventos na Praça Maidan, no centro de Kiev,” disse o chanceler.

Lavrov refere-se aos protestos abertamente respaldados pelo Ocidente, que derrubaram o governo anterior e instalaram representantes fascistas e neonazistas no poder.

O chanceler russo disse preocupar-se com possibilidade de a nova proposta de Constituição ser apresentada pouco depois da reunião entre Rússia, Ucrânia, Estados Unidos e União Europeia, e que teria sido imposta sem tempo para estudar o documento.

Lavrov instou Washington e Kiev a levarem em consideração os interesses de todas as regiões da Ucrânia, como ficou acordado nas conversas recentes que manteve com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry.

Com informações da Russia Today,
Da Redação do Vermelho