Copa 2014: Fortaleza sedia encontro sobre planos operacionais

Fortaleza sedia, nesta terça-feira (08/04), reunião de trabalho sobre os planos operacionais para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

A abertura do encontro, no Centro de Eventos do Ceará, contou com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, representantes do governo do Ceará e da prefeitura de Fortaleza, e do gerente-geral de Estádios e Instalações do Comitê Organizador Local (COL), Roberto Siviero. Fortaleza terá seis jogos do Mundial de futebol: quatro na primeira fase, um nas oitavas de final e um nas quartas de final.

Para que a Copa do Mundo tenha êxito dentro e fora de campo, na cidade-sede irão se reunir representantes de diversas áreas do governo federal, do governo do Ceará, da prefeitura de Fortaleza, e do COL, com o objetivo de debater e detalhar as ações necessárias para a execução dos planos, possibilitando maior integração e alinhamento entre as equipes técnicas. Durante o encontro – coordenado pelo Ministério do Esporte em conjunto com o COL, governo e prefeitura –, serão discutidas as medidas das áreas de transporte, mobilidade, aeroportos, acomodações e receptivo turístico, saúde e vigilância sanitária, segurança, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia, todas consideradas cruciais na preparação do megaevento.

Depois de Brasília (01/04), Belo Horizonte (02/04), Rio de Janeiro (03/04) e Fortaleza (08/04), os encontros irão ocorrer no Recife (09/04) e em Salvador (10/04). A primeira rodada de reuniões de 2014 para elaboração conjunta dos planos de ação foi em Natal (30/01), São Paulo (04/02), Curitiba (05/02), Porto Alegre (06/02), Cuiabá (11/02) e Manaus (12/02). Uma nova rodada de encontros nas capitais que não sediaram a Copa das Confederações ocorrerá em abril e maio.

Fonte: Ministério do Esporte